domingo, 5 de dezembro de 2010

POLÍCIA MUNICIPAL, REALIDADE MUNDIAL


                                         VIATURA DA POLÍCIA MUNICIPAL DA FRANÇA

Brasil, um País com dimensão continental não pode ter políticos com propósitos tão atrasados. Temos que tomar como exemplo o que países desenvolvidos como Itália, Estados Unidos, Suíça, Portugal, Espanha e França, já fazem a muito tempo. Estes países são apenas alguns dos exemplos que dão certo.
Então porque o Brasil está tão atrasado no planejamento de sua segurança pública? será por interesse de coronéis das policias militares? talvez, mas não podemos ficar parados no tempo a polícia municipal é uma realidade em grandes centros no mundo inteiro.
Delegar a guarda municipal a autoridade de policia municipal, é tão certo quanto inevitável, realidade que já acontece em vários municípios brasileiros.
Temos que defender uma segurança pública de qualidade, com profissionais compromissados com  a qualidade do serviço prestado a sua população.
E não há agente melhor para desenvolver este papel do que a polícia municipal, pois ali se encontram agentes que conhecem como ninguém a população que ali reside.
Um policial do estado na maioria das vezes não pertence a cidade em que trabalha, ou seja ele não conhece as pessoas que ali residem, diferente do Guarda municipal que cresceu ali e conhece os moradores, o bairro e suas peculiaridades.
Este é o caminho para se ter uma segurança pública de qualidade, tendo agentes que atuem na prevenção de crimes. Não podemos continuar com uma polícia que é escrava do 190, que atende as ocorrências conforme o chamado do 190.
A polícia atual não trabalha com o preventivo, ela chega depois que a ocorrência já aconteceu e alguém solicitou via 190. Com a atuação das polícias municipais, o número maior de agentes ajudaria a prevenir crimes, pois este é o objetivo de uma segurança pública de qualidade.
Espero que as autoridades Políticas acordem para esta realidade mundial.

AUTOR: GM ASSIS - SÃO CARLOS-SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário