terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Câmeras de segurança da Prefeitura de Rio das Ostras flagram ações de vândalos



Na madrugada do dia 22, seis homens foram flagrados pelas câmeras de segurança da Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Controle Urbano, em atos de vandalismo no Centro de Rio das Ostras. Em uma ação rápida da Guarda Municipal, quatro dos infratores foram abordados por uma viatura da Guarda e encaminhados à 128ª Delegacia de Polícia, onde foram presos.
As câmeras registraram toda a ação. Os homens seguiram pela Rodovia Amaral Peixoto, passando pela Praça José Pereira Câmara, área onde quebraram duas lixeiras, uma placa de identificação de rua, arrancaram plantas do canteiro e ainda tentaram derrubar uma placa de sinalização de estacionamento e danificar um orelhão com chutes. Os infratores que foram presos são Bruno Ribeiro Guimarães, Yago Rodrigues Branco Mendonça, Rafael Pereira de Oliveira e o menor W.S.C.A.
Em quase dois anos, a Prefeitura teve que destinar mais de R$ 2 milhões de reais para recuperação do patrimônio público depredado com pichações, destruição de brinquedos nos parquinhos, roubo de luminárias e refletores, entre outros crimes. Apesar de a Prefeitura, em parceria com as polícias, ter conseguido reduzir esses delitos, ainda são freqüentes os atos de vandalismo. A Administração Municipal conta com o apoio da população e solicita à população que denuncie esses crimes. O telefone 153, da Guarda Municipal, está disponível 24 horas para receber denúncias.
O secretário de Serviços Públicos, Nilton Teixeira, lamenta a situação, ressaltando que o dinheiro utilizado para os reparos poderia ser investido em obras de infraestrutura.  “A pessoa que comete este tipo de crime não sabe que indiretamente é ela que está pagando o conserto”, destacou.
Monitoramento 24 horas – A Central de Monitoramento por câmeras tem contribuído para a segurança da população e proteção aos próprios públicos. Carlos Menegasi, superintendente de Gestão Integrada da Secretaria, ressalta que guardas municipais ficam de plantão 24 horas observando a cidade com o auxílio das câmeras da Prefeitura, instaladas em pontos estratégicos. “Estamos atentos e preparados para atuar sempre que houver necessidade, para proteger nossos moradores, turistas e o patrimônio público”, declarou.
Além do trabalho da Central de Monitoramento, a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano está coibindo o vandalismo e outros delitos intensificando as rondas na cidade por meio da aquisição de mais 10 viaturas, reforçando o efetivo e com o Projeto Guarda Comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário