quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Diante da escalada da violência, Fermiano insistirá na Guarda Municipal armada




O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Edson Fermiano (PR), disse que a onda de assaltos à residência, como esse último que aconteceu no Jardim Cardinalli, ontem, 23, e a escalada da violência na cidade como no resto do Brasil apenas comprovam a necessidade de implementação de sua tese de que a Guarda Municipal precisa andar armada. “Estou reforçando a idéia e já fiz moção nessa legislatura para isso”, ponderou.
Segundo Edson Fermiano, a violência cresceu e a cidade não é mais como antigamente. “Aquele período do Guarda Noturno que passava andando de cavalo pelos bairros acabou, naquela época havia um respeito, isso não tem mais infelizmente”, disse.
Fermiano afirma que defende a Guarda Municipal armada, mas de forma que os profissionais tenham um treinamento para usar as armas igual ao que é oferecido para a Polícia Militar. “Quero treinamento especializado com todos os critérios, pois falta gente nas ruas”, diz.
Para o vereador, a solução para o problema da violência passa por políticas sociais efetivas que incluam as pessoas que estão marginalizadas à sociedade, entretanto Fermiano explica que é fundamental aumentar o efetivo do aparato estatal de segurança. “Falta gente nas ruas, quando você está andando e encontra uma viatura a sensação de segurança aumenta”, destaca.
De acordo com o presidente da Câmara, ele deverá realizar  no mês que vem uma reunião com os Guardas Municipais onde tratará do tema com esses servidores.

Taubaté discute segurança pública com a população.







Taubaté discute nessa quinta-feira (24) com os moradores a criação de uma guarda municipal. A audiência pública será às 18h30, na Câmara Municipal. 

Além da população, devem participar autoridades civis e militares da região e representantes das Guardas Municipais de outras cidades. 

Também será discutido um projeto para o Programa Nacional de Segurança Pública, que pode ajudar a cidade a captar recursos federais no setor da segurança. 



fonte:  http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=90543

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PONTO DE VISTA.


Uma cidade com a importância e o porte de Taubaté não pode ficar parada no tempo, e com esta iniciativa de criar uma guarda municipal o município está dando um grande passo para melhorar a segurança pública local. Pois um prefeito que assume a sua responsabilidade com a segurança pública, ganha em credibilidade com seus munícipes. 


É claro que não é somente criar uma guarda municipal, tem que investir em capacitação e equipamentos, o que não exige muito dinheiro por parte do município, pois a secretaria nacional de segurança pública financia projetos voltados a segurança pública, especificamente com guardas municipais. 
Basta as autoridades locais terem um pouco de boa vontade para conseguir este dinheiro.
Parabéns aos políticos por discutirem este assunto, agora é fazer sair do papel, para que tenhamos mais uma grande corporação a serviço do bem.


autor GM ASSIS, SÃO CARLOS-SP.


GUARDA MUNICIPAL, REALIDADE MUNDIAL.




domingo, 20 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal de Porto Alegre forma primeira turma com agentes habilitados a usar armas de fogo









Com solenidade no Paço Municipal, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apresentou nesta sexta-feira a primeira turma de guardas municipais em que todos estão habilitados a usar armas de fogo. São mais 57 homens e 10 mulheres treinados para atuar em praças, parques, prédios públicos e no patrulhamento de áreas escolares. A medida reacende o debate sobre o armamento desses agentes da segurança pública.

A formatura de um grupo totalmente apto a usar armas de fogo é novidade, mas desde 2007 a Guarda Municipal conta com integrantes que trabalham armados, situação prevista em lei há oito anos e condicionada ao preparo desses profissionais e à criação de uma ouvidoria e de corregedoria da guarda.

Na avaliação do secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D’Avila, armar os guardas é um caminho sem volta. Ele sustenta esse prognóstico pela realidade cada vez mais violenta enfrentada pelos agentes no dia a dia.

– As pessoas não têm ideia da bandidagem que existe por aí, e a cidade é grande demais para que a Brigada Militar consiga cuidar de todos os pontos – diz o secretário.



fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3214719.xml

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

1º Seminário sobre Segurança Pública da Região Metropolitana de Ribeirão Preto/SP e VI Reunião de Comandantes de Guardas Civis Municipais







Amigos GCM´s, mais uma vez conto com a presença de todos em um importante evento que visa ampliar a Segurança da população com propostas para a redução da violência e criminalidade em nossas cidades. E, após, no período da tarde, realizaremos a VI Reunião de Comandantes de Guardas Civis Municipais, quando discutiremos a regulamentação federal das GCM´s e apreciaremos e discutiremos a aprovação do Estatuto de nossa Associação/Conselho Regional. 
 
Saudações Azul Marinho!!!

Seminário sobre Segurança Pública: 09 às 14 horas
Reunião de Comandantes de Guardas Municipais: 15 às 17 horas
Data: 21 de fevereiro de 2011 (segunda-feira)
Local: Theatro Pedro II, sito à rua Alvares Cabral, no Centro de Ribeirão Preto (em frente a Praça XV de Novembro).
 
Palestrantes Confirmados:

- Dr. José Gonçalves Neto, delegado Titular da DIG e do GOE/Anti-sequestro do Deinter 3;
- Dr. Edson Geraldo de Souza, Delegado de Polícia Federal;
- André Luiz Tavares, Comandante da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto
- Dr. Guací Sibille Leite, Juiz de Direito em Ribeirão Preto;
- Dr. Diógenes Gomes Curado Filho, Secretário de Estado da Justiça e Segurança do Mato Grosso
 
Os assuntos enfocados serão: Tráfico de Drogas; Crime Organizado; Controle de Armas e as formas de um combate integrado a essa criminalidade”
 
Por iniciativa da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal, sob a Presidência do Nobre Vereador Maurílio Romano (PP) e demais integrantes da CEE vereadores Evaldo Mendonça – Giló (PR), Gilberto Abreu (PV), Nicanor Lopes (PSDB) e Léo Oliveira (PMDB), que analisa a Criação e Implantação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto-SP será realizado o 1º Seminário sobre Segurança Pública. O objetivo é mostrar como as Polícias estão atuando e como as cidades devem se unir para o combate à violência.
O evento, que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, acontecerá de portas abertas à comunidade .
A idéia é criar um Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência. Este plano deverá prever uma ação concentrada, a nível Regional, e com a participação de todos os setores do governo e da sociedade civil numa causa que é, acima de tudo, um imperativo ético e uma questão de Direitos Humanos, Prevenção e Combate à Violência.

O evento contará com a presença de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, Guardas Civis Municipais, policiais Federais, Civis e Militares, representantes de Conselhos de Segurança, entidades de classe, de bairros, entre outros.

André Luiz TavaresSuperintendente
Guarda Civil Municipal-RP


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Taubaté inicia curso de aperfeiçoamento para guardas municipais



                                  imagem ilustrativa da web.

A Prefeitura de Taubaté iniciou na segunda-feira, 14 de fevereiro, um curso de aperfeiçoamento de guardas municipais. Até o dia 6 de junho deste ano, todos os 272 guardas municipais participarão do treinamento, que acontecerá sempre às segundas-feiras, das 7h às 18h, no Centro Cultural Municipal.
Os guardas foram divididos em turmas de aproximadamente 20 participantes e receberão noções de prevenção a acidentes, primeiros socorros, combate a incêndio, defesa pessoal, relacionamento interpessoal e atendimento ao público, entre outros temas.
O prefeito Roberto Peixoto destacou que o objetivo do treinamento é desenvolver hábitos que permitam aos guardas municipais uma melhor qualidade no relacionamento pessoal e social.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Orlando Benedito de Lima, o curso está sendo ministrado gratuitamente pela empresa de segurança Prevenir.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

3° MARCHA AZUL MARINHO À BRASÍLIA-DF.










JÁ ESTÁ MARCADA A DATA PARA ACONTECER A III MARCHA AZUL MARINHO À 
BRASÍLIA-DF. ESTE GRANDIOSO EVENTO ACONTECERÁ NO DIA 24 DE MAIO DE 2011.
CONFESSO QUE FIQUEI MUITO CONTENTE COM A DATA ESCOLHIDA PELO NOSSO COMPANHEIRO CD NAVAL, POIS SERÁ EM UMA TERÇA-FEIRA, DATA MAIS PROPÍCIA A TER CASA CHEIA.
TEMOS QUE MOSTRAR AOS NOVOS POLÍTICOS QUE A NAÇÃO AZUL MARINHO, NÃO FICARÁ INERTE NESTA BATALHA, VAMOS COBRAR MAIS SEGURANÇA AO POVO BRASILEIRO, POR ISSO PRECISAMOS DO RECONHECIMENTO DOS PARLAMENTARES,
POIS DA POPULAÇÃO NÓS JÁ TEMOS.

PROVAVELMENTE NÓS DA GUARDA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS-SP ESTAREMOS PRESTIGIANDO PELO TERCEIRO ANO ESTE EVENTO, FAÇA VOCÊ TAMBÉM A SUA PARTE.

POLÍCIA MUNICIPAL, REALIDADE MUNDIAL.

GM ASSIS, SÃO CARLOS-SP.




terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Câmara de Sorocaba vota seguro de vida para guardas municipais.

                                    imagem ilustrativa da web.




Benefício é para casos ocorridos durante o serviço ou no trajeto para o trabalho



A Câmara de Sorocaba vota nesta terça-feira (8), em primeira discussão,projeto que prevê seguro de vida e por invalidez a funcionários da Guarda Municipal. A proposta foi apresentada pelo vereador Anselmo Neto (PP). 

Segundo a proposta de Neto, terá direito ao seguro o servidor ou beneficiário em caso de fato ocorrido em serviço, no trajeto do trabalho ou mesmo fora do expediente, desde que em virtude de sua ocupação. O projeto teve o parecer jurídico de inconstitucionalidade derrubado em votação no final de 2010 e foi enviado ao Executivo.

Em resposta oficial, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) informou que a Secretaria de Gestão de Pessoas já possui a minuta de um projeto que prevê o seguro a todos os funcionários da prefeitura e não apenas aos guardas. Também em benefício dos GMs, o outro projeto em pauta, este de autoria de Geraldo Reis (PV), dá nova denominação à Guarda Municipal de Sorocaba, que passa a se chamar Guarda Civil Municipal - GCM.

O objetivo é regularizar a situação dos guardas, igualando a GM a outras categorias que já se adequaram às normas federais. “O cargo de Guarda Municipal não consta da Classificação Brasileira de Ocupações, aprovado pela Portaria nº 397, de 9 de outubro de 2002, do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal, que faz menção apenas a Guarda Civil Municipal", explica o vereador.

De autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), projeto de lei em primeira discussão estabelece prazo de até 12 meses para a concessão de licença-prêmio aos servidores municipais. O PL altera a Lei nº 3.800, de 1991, que dispõe sobre o benefício e que não delimita prazo, apenas proíbe o acúmulo de duas licenças – concedidas a cada cinco anos.

Outro projeto da vereadora institui, de forma permanente, o Foro Municipal de Segurança Pública, a ser realizado a cada três meses para debater o tema.



fonte:http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Politica/44828/Camara+vota+seguro+de+vida+para+guardas+municipais+nesta+terca

GUARDA MUNICIPAL PRENDE HOMEM APÓS ROUBO DE CARTEIRA.









O aposentado J.R.R., de 57 anos, foi vítima de roubo na noite de segunda-feira (7). Uma viatura da guarda municipal de São Carlos, ao passar pela esquina das ruas Coronel Leopoldo Prado com a Bernardino de Campos, na vila Prado, foram abordados por uma testemunha que avisou a guarnição sobre o roubo que havia presenciado a pouco.
Após perseguirem o acusado, conseguiram deter o mesmo com a  carteira da vítima.


Na carteira havia documentos e 300 reais em dinheiro.


J. foi autuado em flagrante e recolhido ao centro de triagem.


Autor: GM ASSIS.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

REUNIÃO PLANO DE CARREIRA, DO DIA 04/02/2011.





Boa tarde!

Nesta sexta ultima tivemos mais uma reunião setorial do plano de carreira, estamos enchendo lingüiça pois de prático nada está sendo feito, pelo menos é minha opinião.

O tema tratado nesta reunião foi DESVIO DE FUNÇÃO.

Com a participação dos guardas: Assis, Gomes, Luiz Marques, Hamilton, Rita e Sérgio Santos está foi nossa resposta a respeito deste assunto:

Defesa Civil : Guarda Municipal está como telefonista, para atender o 199 e eventualmente é porteiro.

Parque Ecológico: Guardas são porteiros onde ficam tomando conta do portão de acesso. São meramente porteiros subordinados ao sr. Fernando.

Deriggi: Guarda é porteiro e inspetor de aluno, onde está subordinado à diretora Shirley.

Administrativo:  Guardas fazem trabalho de auxiliar de administrativo.

Passagem escolar: Apesar de não sermos agentes de trânsito, temos que atuar no         trânsito sem o amparo Legal.

Office - boy: Motorista do comandante andando com viatura da guarda entregando e   buscando documentos.

Disk - água: Cartório eleitoral liga no CCO e o mesmo manda viatura buscar água e levar para eles.

Busca e apreensão: Juíz da infância expede mandado de busca e apreensão de menor     em situação de risco e os gm's desarmados vão acompanhando o conselheiro tutelar.

Entrega de Merenda: Viatura da guarda municipal utilizada para entrega de merenda nas escolas!

Serviço de táxi: Menor apreendido no NAI. Viatura da guarda tem que buscar o menininho e entregar em casa para a mamãe!

Assistência Social: Pegar bêbados tuberculosos na rua e transportar para: Albergue,      UPA, Creas e etc....

Zeladoria: Guarda municipal faz serviço de mecânico, pintor, pedreiro, jardineiro, eletricista e etc....

No final quando entreguei estas respostas perguntei ao consultor da FGV sr. Antônio quando iríamos entrar no plano de carreira da GM ele disse que em breve, visto que, nossa carreira é diferenciada das demais. Vamos aguarda e logo que tiver novidades volto a comunicá-los.

Abraços,

GM Sérgio Santos


Guardas passam por capacitação para uso de pistola 380 e espingarda 12.



                                                   foto da web




Até o final do ano, mais 500 guardas municipais terão concluído os cursos de capacitação para uso de pistola 380 e da espingarda calibre 12. A capacitação é uma parceria da Secretaria Municipal da Defesa Social com a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (DEAM) da Polícia Civil.

Os treinamentos vão transmitir conhecimentos de técnicas e táticas para que os guardas possam atuar nas mais diversas situações de abordagem e confronto. Para atender a legislação (estatuto do desarmamento), o curso tem o total de 100 horas/aula entre exercícios teóricos e práticos.

Entre outubro e dezembro do ano passado, quatro turmas com um total de 250 guardas concluíram o curso de pistola.
Segundo o delegado chefe da DEAM, Roberto Heusi de Almeida Júnior, é preciso que os profissionais que atuam na área da segurança estejam preparados quando for necessário usar armas de fogo.

“Os guardas precisam saber o momento certo de usar a arma. Também é fundamental que eles conheçam bem seu instrumento de trabalho. Por isso, estamos disponibilizando profissionais capacitados para ministrar este treinamento”, explica Almeida Júnior.
Não-letal – No final do ano passado, outros 50 guardas fizeram o curso de capacitação para uso de arma – calibre 12 – com munição não letal, de borracha.

Este tipo de armamento é recomendado para controle de grandes aglomerações, que podem acabar em tumultos, caso dos estádios de futebol.

O curso teve o suporte do 5.º Parque de Regional de Manutenção do Exército.



fonte:  http://www.bemparana.com.br/index.php?n=170929&t=guardas-passam-por-capacitacao-para-uso-de-pistola

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ESTADO ATESTA SUA INCOMPETÊNCIA NA SEGURANÇA PÚBLICA.

                              BRASÃO DA POLÍCIA MUNICIPAL DE PARIS

NÃO É DE HOJE QUE ESTAMOS FALANDO QUE O ESTADO NÃO DA CONTA DA SEGURANÇA PÚBLICA, E QUE ISSO TEM QUE SER REPARADO, FAZENDO COM QUE OS MUNICÍPIOS PARTICIPEM DESTA BATALHA CONTRA O CRIME.
É NÍTIDO QUE O ESTADO NÃO ESTÁ DANDO CONTA DE MANTER OS SEUS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA, EM VEZ DE CONTRATAR MAIS HOMENS COM SALÁRIOS MELHORES, O ESTADO QUER JOGAR OS PMS PARA QUE AS PREFEITURAS PAGUEM PARTE DE SEUS SALÁRIOS.


"O projeto é realizado através de um convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar, que propõe aos policiais que hoje cumprem uma jornada de 12 horas seguidas e tem um período de folga de 36 horas seguidas trabalharem em suas horas de folga. “No bico” para a Prefeitura ele trabalhará 8 horas, ficará com 28 horas para descansar e será pago pela mesma." TRECHO RETIRADO DO SITE:  WWW.SAOCARLOSAGORA.COM.BR




OU SEJA, O ESTADO ASSUMIU QUE NÃO DA CONTA DA SEGURANÇA PÚBLICA, E QUER QUE O MUNICÍPIO PAGUE OS SEUS FUNCIONÁRIOS PARA FAZEREM "BICO" NAS PREFEITURAS, CONVÉM RESSALTAR QUE ISSO NÃO ESTÁ SENDO BEM VISTO NEM PELOS PRÓPRIOS AGENTES DO ESTADO, POIS ELES NÃO QUEREM FAZER "BICO" PARA MELHORAR O SALÁRIO, ELES QUEREM AUMENTO SALARIAL SEM TER QUE PERDER O SEU TEMPO DE DESCANSO COM A FAMÍLIA.
A PM QUER AUMENTO DE SALÁRIO E NÃO AUMENTO DE SERVIÇO.


E NO QUE DIZ RESPEITO A PREFEITURA, VAMOS FALAR O QUE? QUE O PREFEITO POR VÁRIOS ANOS VEM DANDO AUMENTO DE 3 A 4% DIVIDIDO EM DUAS VEZES, E QUE EM TODA NEGOCIAÇÃO SALARIAL DIZ QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA DAR AUMENTO, E QUE CORTOU AS HORAS EXTRAS ALEGANDO FALTA DE DINHEIRO, O QUE SERÁ QUE ELES VÃO ALEGAR? QUE SURGIU UMA NOVA FONTE DE RENDA NA PREFEITURA?


CABE A NÓS SERVIDORES MOSTRAR A NOSSA INDIGNAÇÃO COM ESTA FALTA DE RESPEITO AO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL, QUE TODA VEZ É TRATADO COMO OTÁRIO, VAMOS NOS MOVIMENTAR, SE ESTA PROPOSTA FOR PARA A CÂMARA VAMOS LOTAR O RECINTO E DIZER BASTA A ESTA PALHAÇADA.


QUER MELHORAR A SEGURANÇA NO MUNICÍPIO, BASTA DAR CONDIÇÕES DE TRABALHO AOS GUARDAS MUNICIPAIS, BASTA DAR TREINAMENTO, ARMAMENTO, EPI, VIATURAS NOVAS PARA SEREM USADAS  PELOS VERDADEIROS SERVIDORES, E NÃO POR CHEFIA QUE SÓ LEVA E TRAZ OFÍCIO. BASTA DE USAR VIATURAS NOVAS  PARA FAZER SERVIÇOS DE OFFICE BOY, ENQUANTO OS VERDADEIROS TRABALHADORES SE ARRISCAM COM SUCATAS PELAS RUAS.


ESTAMOS ATENTOS E MUITO ATENTOS.


POLÍCIA MUNICIPAL, REALIDADE MUNDIAL.
















quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EX-PRESIDIÁRIA AJUDA IRMÃO ACUSADO DE TRÁFICO A FUGIR DE GUARDAS













Americana - Uma mulher de 20 anos, que há uma semana deixou a cadeia onde ficou presa por tráfico de drogas, liderou uma reação popular contra guardas municipais e impediu que seu irmão, de 19 anos, fosse preso por tráfico de drogas ontem no Jardim dos Lírios, em Americana. As informações são da Gama (Guarda Municipal de Americana). O suspeito fugiu pelos fundos da casa enquanto os guardas eram impedidos de entrar por uma "barreira humana". Quando os patrulheiros  conseguiram entrar na residência o rapaz não estava e num sofá foram achados 31 "tubinhos" de cocaína e 20 "pedrinhas " de crack..
Os guardas que faziam patrulhamento no bairro receberam informação que um rapaz vendia drogas ontem de manhã na esquina da Rua Colibris com Rua Violetas. "Quando avistamos o suspeito, ele saiu correndo e entrou na casa. Tentamos pegá-lo, mas, a irmã dele e outras pessoas da família além de moradores do local, muitas mulheres e crianças, promoveram tumulto e o sujeito conseguiu escapar. Quando entramos na casa achamos a droga", disse o guarda municipal Botaro.
A irmã do suspeito foi levada para o Plantão da Polícia Civil. Ele saiu da cadeia de Santa Bárbara d'Oeste na semana passada onde ficou presa sob acusação de tráfico de drogas. O entorpecente achado na casa dela foi levado para a delegacia.
Durante a madrugada, no mesmo bairro, na Rua do Azulão, guardas municipais prenderam um rapaz de 21 anos e com ele foram apreendidos R$ 121,00, 13 "pedrinhas" de crack e saquinhos de plástico para, segundo os guardas, embalar drogas.