sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prefeita de Ribeirão Preto-SP entrega coletes à prova de balas para Guardas Municipais‏

                                                                Fotos: MateusZF


A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, entregou na tarde desta quinta-feira, dia 28 de julho, 229 coletes à prova de balas, a todos os guardas municipais da corporação. A entrega dos novos equipamentos foi na sede da Guarda Civil Municipal, localizada na rua Lafaiete, 1.676, Vila Seixas, e reuniu o presidente da Cohab-RP, Silvio Martins, o vereador André Luiz da Silva, o administrador da Regional dos Campos Elíseos, Jésus Souza Parreira, além de membros da sociedade em geral.
O investimento de recursos municipais totalizou o valor R$ 98.136,80 e os novos equipamentos acompanham todo processo de modernização. “São mais anatômicos, vestem melhor no corpo, são mais leves e garantem melhor eficácia. Além disso, também são considerados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e são indispensáveis na rotina profissional dos guardas, que constantemente se deparam com situações de riscos”, explica André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal.


Durante a solenidade a prefeita Dárcy Vera enfocou o progresso do trabalho da Guarda Civil Municipal na cidade. “A corporação de Ribeirão Preto vem sendo exemplo em toda a região pela eficiência, qualidade e comprometimento com a defesa do patrimônio público e segurança da população”, afirmou a prefeita destacando sua preocupação com a integridade física e a vida dos guardas.
Tavares reforçou que a aquisição dos novos equipamentos cumpre mais compromisso assumido da Prefeitura com a corporação. “Esta ação faz parte do projeto de melhorias direcionado à Guarda Civil Municipal, a maioria delas já conquistadas pelo atual governo”, afirma André.
Ciclo de Palestras e Cursos – A solenidade de entrega dos coletes à prova de balas aconteceu somente após a palestra direcionada aos Guardas municipais, que abordou o tema “Repressão ao Tráfico de Drogas na Região de Ribeirão Preto”, ministrada pelo Delegado de Polícia Federal, Edson Geraldo de Souza, realizada na sede da Guarda Civil Municipal. Ao todo são 10 dias de palestras e 5 dias de cursos que estão acontecendo desde o dia 14 de julho e prosseguem até o dia 6 de agosto. Com horários diferenciados, as palestras estão sendo realizadas sempre das 14h às 16 horas, e os cursos, com carga horária maior, acontecem das 8h às 18 horas.



Conquistas históricas para a categoria – Ampliação do efetivo da corporação com a contratação de 43 GCMs (aumento de 25% do efetivo), nomeações de GCMs para os cargos de Comando, aquisição de quatro novas viaturas (2 Blazers e 2 Gols), realização de projetos junto às unidades escolares, capacitações, realização de Curso de Qualificação de todo o efetivo com a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, implantação da filosofia do patrulhamento comunitário para estabelecer vínculo de confiança com a população, reimplantação do patrulhamento ciclístico e motociclístico, implantação de monitoramento eletrônico nas Unidades Distritais de Saúde (UBDS), implantação do Sistema Infoseg em parceria com o Ministério da Justiça, implantação de Monitoramento Eletrônico das UBDSs no cruzamento das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, aquisições de 70 armas semiautomáticas PT 380, Curso de Habilitação e Manuseio para armas semiautomáticas PT 380 ministrado pela Polícia Federal; inauguração da Base Comunitária de Bonfim Paulista; inauguração da Central de Comunicações e Monitoramento – CECOM; reformas das salas da Divisão Operacional, aquisições de três ventiladores e cinco microondas para os Parques Públicos e Bases Comunitárias, melhorias na Base GCM; ampliação do circuito interno de monitoramento da Base GCM, criação da Associação dos Guardas Civis Municipais do interior de São Paulo, entre outros.
Recentes melhorias anunciadas pela prefeita Dárcy Vera para a Guarda Civil Municipal – Regulamentação da carga horária em 36 horas semanais (antes eram 40 horas), a aquisição de quatro novas viaturas (sendo um veículo pick-up para a Patrulha Ambiental e Defesa Civil, um veículo de médio porte para patrulhamento, e duas motos), a inauguração da Base Comunitária do Bairro Jardim Benedetti (Bancários) e a realização de Ciclo de Palestras e Cursos de Qualificação para todo efetivo durante este segundo semestre de 2011.
Segurança: guardas recebem novos equipamentos de trabalho mais leve e anatômico

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CORUMBÁ DISCUTIRÁ ARMAMENTO E CANIL PARA A GUARDA MUNICIPAL


O uso de armamentos pela Guarda Municipal (GM) de Corumbá voltou ao centro das discussões após a iniciativa de dois guardas de trânsito ter ajudado a Polícia Militar a prender dois homens que haviam roubado uma joalheria da cidade no final da semana passada.
A utilização de pistolas de imobilização, conhecidas como não letais, seria o primeiro passo nesse sentido. O Comando da Guarda já tem projeto para o emprego desse tipo de tecnologia, informou o tenente-coronel PM e comandante da Guarda Municipal, Ubiratan de Oliveira Bueno. Ele antecipou que o uso de armas de fogo depende do cumprimento de um requisito básico, como a criação de uma Corregedoria dentro da própria GM.
De acordo com o comandante, a legislação brasileira permite que cidades com mais de 50 mil habitantes podem ser armadas - Corumbá tem mais de 103 mil moradores. Contudo, o município precisa ter um órgão de correição para controle e apuração de possíveis irregularidades.
"Um dos requisitos, junto a Polícia Federal, para se cadastrar e ter o uso do armamento é possuir uma Corregedoria para apurar qualquer ilícito ou irregularidade que possa ser cometido pelo guarda. É um modo de controle para que não haja excessos. Há necessidade dessa corregedoria da Guarda Municipal. Estamos trabalhando para que, através de decreto, seja criada essa corregedoria. É um requisito para poder inserir, mais adiante, a compra de armamento", explicou o tenente-coronel.
Num primeiro momento a Guarda trabalha com projeto de uso de armas não letais, no estilo das pistolas Taser (pronuncia-se teiser). "Seguindo uma orientação do Ministério da Justiça, temos aqui, o projeto para a compra de armas não letais. Recebemos um orçamento e esperamos viabilizar esses materiais para que a Guarda Municipal possa utilizar esses equipamentos no dia a dia", adiantou o comandante da corporação.
A proposta inicial é adquirir, nesta primeira etapa, 40 armas tipo pistolas Taser. "Trabalhamos passo a passo. Vamos equipar com essas armas não letais primeiro uma equipe; depois outra e assim até atingirmos toda a Guarda. Inicialmente, trabalhamos com a proposta de 40 guardas municipais habilitados. A Guarda Municipal vem atendendo muitas ocorrências nas ruas.
A rua é um bem, um patrimônio e a população quer ver o atendimento e ter segurança. A Guarda está aqui para apoiar os órgãos de segurança pública estadual. Não estamos aqui para ocupar o espaço de ninguém. Queremos colaborar e quem ganha é a população", complementou o tenente-coronel Ubiratan.
Com os armamentos adquiridos, será treinada e capacitada uma equipe para uso cotidiano de armas não letais pela corporação. "Com a aquisição dos equipamentos vem vinculada a capacitação para que os guardas possam atuar. Vem inserida no contrato de aquisição, que estamos viabilizando junto a uma empresa brasileira, uma similar da Taser", ressaltou.
Imóvel por cinco segundos
A pistola Taser é um dispositivo eletrônico de contenção que deixa a pessoa imóvel durante cinco segundos, tempo necessário para a abordagem policial - algemar a pessoa, por exemplo. Outros ciclos de imobilização através da condução de energia podem ser promovidos até a rendição completa.
O equipamento funciona através de um sistema de propulsão, que lança dois dardos a uma distância de até 10 metros. Os dardos aderem ao corpo e liberam uma descarga elétrica de baixa amperagem (equivalente a uma pequena lâmpada de árvore de natal). O dispositivo é totalmente auto-gerenciado e capaz de identificar os disparos realizados de acordo com a data; hora e duração. No momento do disparo são expelidos micro-confetes com o número do cartucho, o que permite a identificação do agente responsável pelo tiro.
Monitoramento eletrônico pode chegar a escolas e postos de saúde
Mesmo sem o uso de armas não letais ou de fogo, a Guarda Municipal vai ampliando a área de atuação para garantir a proteção do patrimônio do Município, que na visão do comandante da corporação tem um conceito bem mais amplo. "A Guarda Municipal é para proteger bens e serviços. A população é um bem, um patrimônio da cidade. As ruas e praças são bens", afirmou. Com base nesse entendimento, a GM já trabalha com vídeo-monitoramento e prepara a atuação de guardas para ações de patrulhamento com cães adestrados.
"Já temos vídeo-monitoramento montado ali na praça Generoso Ponce e que atende a avenida General Rondon e o Porto Geral. É um primeiro passo e a Prefeitura viabiliza a compra de materiais para que possamos atender todas as praças e algumas ruas. Já tivemos ocorrência atendida graças ao nosso monitoramento", disse o tenente-coronel Ubiratan. A proposta é estender o monitoramento eletrônico 24 horas para os postos de saúde e escolas da Rede Municipal de Ensino.
Para o patrulhamento com cães adestrados, está em fase de criação um canil. "Com isso vamos atender as ocorrências, praças, eventos e utilizando cães para apoiar ações das polícias Federal; Civil e Militar em ocorrências envolvendo tráfico de drogas. Já temos pessoal capacitado que fez curso na Polícia do Exército e com a Força Nacional. Estamos com uma equipe especializada para trabalhar com cães", finalizou o comandante. 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PARANÁ DISCUTIRÁ ATRIBUIÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS.









PARANÁ ESTA DANDO UM GRANDE PASSO PARA MELHORAR A SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO. SERÁ DISCUTIDO NO ESTADO AS FORMAS DE ATUAÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS, ENTRE ELAS O UNIFORME E O ARMAMENTO.
NO VÍDEO ABAIXO É POSSÍVEL VER QUE NO ESTADO AS AUTORIDADES LOCAIS JÁ RECONHECEM AS GUARDAS MUNICIPAIS COMO POLÍCIA MUNICIPAL, MOSTRANDO QUE LÁ AS AUTORIDADES LOCAIS CONHECEM E MUITO BEM A CARTA MAGNA, NÃO SE UTILIZAM DE SEUS POSTOS PARA LUDIBRIAR O POVO, POIS SABEM QUE A POLÍCIA MUNICIPAL É ALGO IMINENTE E INEVITÁVEL.


ASSISTAM AO VÍDEO E CONFIRAM A OPINIÃO DO DELEGADO GERAL NO FINAL DO VÍDEO.


CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VER O VÍDEO.


http://g1.globo.com/videos/parana/v/projeto-quer-mudar-a-funcao-dos-guardas-municipais/1539450/#/Paran%C3%A1TV2/Curitiba/20110617/page/1

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Qual deve ser o trabalho desenvolvido pelas Guardas Municipais de nosso país?


                                                                    BRASÃO DA POLÍCIA MUNICIPAL FRANCESA.
Nos últimos tempos, este assunto tem sido muito discutido, principalmente porque a mídia sensacionalista que norteia nossos meios de comunicação, (escrita ou falada) que por ora esta concentrada na mão de poucos "Das Elites" muitas das vezes filtram as noticias de forma tendenciosa,  fazem julgamentos errôneos e sem embasamento no que diz respeito ao ordenamento juridico brasileiro "às leis", além de omitirem e/ou até mesmo desconhecer qual deve ser o seu verdadeiro trabalho, ainda tenta convencer os cidadãos sobre seus equívocos, manipulando-os como massas de manobra, formando falsas opiniões podendo provocar clamores populares improprio e injusto. A meu ver falta a esses “Gênios da Raça” que pouco sabem ou se omitem sobre o seu devido trabalho, os quais devem pautar pela ética e bom senso de justiça conhecendo melhor nossa legislação, pois no "CAMPO do DIREITO" tudo depende, as coisas são subjetivas, ou seja, não há um dogmatismo nessa área... Pois bem, para começar a entender um pouco mais sobre Guardas Municipais e o seu VERDADEIRO poder de polícia em nosso país, cito e comento o arcabouço juridico brasileiro.
A nossa vigente Constituição em seu artigo 144, ao estabelecer atividades aos órgãos e atuações frente à segurança pública e à incolumidade das pessoas e do patrimônio, preconiza a responsabilidade de todos, e principalmente do ESTADO (União, Estados Membros, Distrito Federal e Município), sendo um direito e responsabilidade de todos. Em seu § 8º dispõem que, “os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”e também em seu Art. 23 Inciso I e Art. 225, disciplinam a conduta do Ente Público Municipal dando a sua legitimidade, sem ferir os princípios do DIREITO CONSTITUCIONAL...
Há também, várias legislações que permitem e fundamentam o ato, dando legitimidade ao município frente à segurança pública, conforme preconiza a Lei federal nº. 10.406/06 do Código Civil, Capitulo III, “estabelece sobre os BENS PÚBLICOS, sendo eles, os de uso comum do povo; os de uso especial; e os dominicais”. Bens é um conceito muito mais amplo que o de coisa, Bem é todo valor representativo para a vida humana, de ordem material ou imaterial, portanto o bem mais precioso que o Município possui, são seus PRÓPRIOS MUNÍCIPES. A participação do Município frente a Segurança Pública também é fundamentada pelo Decreto-Lei nº. 3.689/41 do Código de Processo Penal em seu Art. 301, que dispõem que, “qualquer um do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito”.
O que é poder de polícia e seu significado? Conforme Lei federal nº. 5.172/66 do Código Tributário Brasileiro em seu Art. 78, dispõem que, “Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos”. O poder de polícia tem as prerrogativas da discricionariedade, da auto-executoriedade e da coercibilidade. Poder de Polícia nada mais é que o ato de fiscalização pelo poder público, a fim de manter a ordem em nome do interesse da coletividade.
Apesar da postura e conduta das Guardas Municipais do Brasil frente à segurança pública ter o devido embasamento legal, ainda há controvérsias: entendimentos jurídicos; achismos populares; utopias coronelistas etc. Pois bem, quando o constituinte inseriu os Municípios no capítulo destinado à segurança pública, ele foi sábio. O fez considerando-o um ENTE FEDERADO, com sua respectiva parcela de responsabilidade frente à segurança pública, respeitando as limitações econômicas dos Municípios. Deste modo facultou ao Município a criação da Guarda Municipal. Assim, conclui-se que o constituinte foi claro ao elaborar o § 8º do Art. 144 da C.F., carecendo apenas de uma interpretação autêntica, clara e objetiva, através dos modos: gramaticais, teológicos, lógicos, progressivos e sociológicos por parte dos que julgam conhecer ao todo nossa Legislação. Até que venha a ser publicada uma lei complementar, vindo por termo a esta incógnita aventada no mundo jurídico. Se não fosse para a Guarda Municipal atuar na área de segurança pública o constituinte haveria inserindo-a somente no capítulo destinado ao Município, o contrário do que ocorreu em nossa Constituição Federal.
Portanto, fica evidente a necessidade do poder público municipal instituir Guarda Municipal em seu Município, a fim de garantir mais segurança aos seus munícipes. Contribuindo assim com sua parcela de responsabilidade frente à segurança pública. Saliento também que as Guardas Municipais “ENTE FEDERADO MUNICIPAL” não são concorrentes das polícias estaduais ou federais, e sim, aliadas ao combate contra a criminalidade, eles são os agentes municipais aplicadores da lei, tanto na prevenção, quanto na repressão ao crime, com sua identidade própria e isonômica. O que necessariamente precisa ser revisto no país é a padronização das “policias municipais” e a unificação das polícias estaduais, criando diretrizes nacionais quanto a formação policial e prestação de serviço em prol da segurança pública seja no preventivo, educativo e repressivo contra o crime, vinculadas e subordinadas diretamente ao Ministério da Justiça, controlados e fiscalizados pelas Secretarias de Seguranças Públicas Estaduais e Municipais e principalmente politicas serias em relação  a sensação de impunidade no país que alimenta vertiginosamente o infrator a cometer cada vez mais crimes.
Entendo que as polícias Federais, Estaduais e Municipais (Guardas Municipais) são instituições que visam à segurança dos cidadãos, elas não são órgãos de justiça e nem órgãos do legislativo, todas elas pertencem ao Poder Executivo de seus entes federados, portanto, executam a Lei, não são a Lei, não podem fazer a Lei e nem julgar ou dar pena ao criminoso. Cabe a elas garantir a segurança e desta forma transformar numa instituição na qual a população acredite, confie e se apóie para poder realizar seu direito à segurança plena.
Por fim concluo, o maior patrimônio da humanidade é a vida e a dignidade da pessoa humana, cada ente federado tem a sua parcela de responsabilidade frente à segurança pública, pois do quê valerá ao individuo obter ascensão financeira, intelectual (PHD) e uma saúde de ferro, se ao sair de casa, for abordado por um meliante e levar um tiro na cabeça, sobrando apenas alguns segundos de vida. Do quê adiantou todos os seus esforços... Se nossos governantes não tratarem com mais afinco as políticas de reformas e melhoria continua no ordenamento jurídico brasileiro frente à segurança pública, tanto organizacional (Polícias: Preventivas, Judiciárias e Carcerárias), quanto às legislações (Leis: Código Penal, Código de Processo Penal e etc.), todos nós, o povo brasileiro, estaremos à mercê do crime.

RETIRADO DA INTERNET, POSTADO POR  Luís Copertino

Guarda Municipal Barth é campeão mundial de Jiu-Jitsu




O Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu é o evento mais importante do calendário anual e reúne os melhores e mais bem treinados atletas do mundo.
O torneio aconteceu no último domingo (17), no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. 0 são-carlense e guarda municipal Barthimeu Taipeiro Junior foi campeão mundial na categoria branca máster, categoria super pesada.
Outros dois atletas, que também competem pela Academia Força Livre, conquistaram medalhas. Sidnei Lemos, que já foi campeão paulista, conquistou medalha de ouro.
Lucas Brinhano lutou na categoria adulto azul, meio pesado, e conquistou a medalha de prata.
valeu guerreiro... os GMs de São Carlos estão orgulhosos pelo seu feito.

 fonte  http://saocarlosdiaenoite.com.br/noticias/esporte/item/18025-guarda-municipal-barth-%C3%A9-campe%C3%A3o-mundial-de-jiu-jitsu

quinta-feira, 14 de julho de 2011

NOVAS VIATURAS, PORTE DE ARMA 24 HORAS, CONCLUSÃO DE CURSO da GCM S.J DOS CAMPOS-SP

                                             NOVA VIATURA MODELO VECTRA.


Hoje pela manhã (07.07.2011), a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, recebeu 20 novas viaturas GM Vectra, modelo "Elegance", rodas de liga leve, aro 19, pneu radial, vidro e travas elétricas, ar condicionado, direção hidraulica progressiva, sinalizador acústico visual com drive de sirene de 150 Watts, motor 2.0 "flex", quatro portas, com grafismo totalmente remodelado e com o novo escudo de armas da Corporação, o investimento nessas viaturas foi considerávelmente alto, superou a marca de R$ 1.000.000,00, em breve a Guarda Civil Municipal também deve receber uma Unidade de Video Monitoramento Móvel, a viatura já está em fase de adaptações técnicas para integrar a nova frota, noticio também a entrega a cerca de trinta dias de 10 novas motocicletas Honda, modelo XRE 300, os veiculos e motocicletas antigas com média de dez anos de uso, estão sendo avaliadas e serão reformadas para servirem de reserva ou baixadas no Almoxarifado da Prefeitura Municipal.





INVESTIMENTOS DE MAIS DE R$ 1.000.000,00 - RETORNO NA QUALIDDE DE VIDA DA POPULAÇÃO - "SEGURANÇA É VIDA"
A aquisição de viaturas, motocicletas e unidade de video monitoramento, bem como a reforma fisica das oito Inspetorias da GCM e a aquisição de mobiliários e equipamentos de informática para todas elas, faz parte do "Programa de Valorização Profissional e Institucional da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos", outra boa noticia foi a promoção ao cargo efetivo de 1ª Classe dos optantes pelo regime da Lei Complementar 359/2008. -Com um Comando de carreira e a ação imediata da nossa Secretária Marina de Fatima de Oliveira e do Prefeito Eduardo Cury a Guarda Civil deu um salto de qualidade em todos os aspectos a "estrutura" tornou-se profissional e recebeu investimentos continuos desde o inicio de 2009, a Secretária Marina é muito atuante e tem carinho especial pela nossa Corporação, cobra posicionamentos e atitudes dos Guardas Municipais e da Guarda Municipal, mas investe e reconhece o trabalho, graças ao trabalho da Secretária junto ao Senhor Prefeito, hoje temos atribuições de "Policia Administrativa", atuamos em todas as Regiões da cidade, podemos orientar, notificar, multar, fazer a apreensão de mercadorias e até interdições de atividades se for o caso, ganhamos respeito.

Outro ponto de destaque foi a formatura da 4ª turma do Curso Guarda Cidadã, agora temos 186 Guardas Civis Municipais com capacitação continuada em assuntos relativos as técnicas policiais e ciencias humanas, a formação é multidiciplinar e abrange várias áreas de conhecimento para o dia a dia dos Guardas Civis Municipais, a carga horária do Curso Guarda Cidadã é de 80 horas, incluindo Defesa Pessoal, Redação, Ordem Unida, Ordem Pública, Meio Ambiente, Etiqueta Profissional, Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Técnicas Operacionais e Resoluções da ONU para encarregados da Aplicação da Lei e da Ordem, estamos formando a Policia Administrativa de fato e de direito, o Guarda Civil Municipal saí do curso com nova visão do que é Guarda Municipal e suas atribuições, o curso todo é coordenado pelos Inspetores da Guarda Civil Municipal e aplicado dentro das dependencias da Corporação, a sala tem espaço para 60 alunos, ar condicionado, data show, notebook, tratamento acústico e termico, conforto total para os Alunos e Instrutores.

                               ENTREGA DOS PORTES DE ARMA DE FOGO 24 HORAS AOS GCM
Foram entregues 20 Portes de Arma de Fogo 24 Horas, do total de 82 emitidos no 1º Lote de Portes de Arma de Fogo 24 horas, oriundos do Convênio com a Policia Federal, os GCM poderão portar tranquilamente e dentro da lei suas armas de fogo nas 24 horas do dia, foi um caminho longo até chegarmos ao Porte de Arma 24 horas, foram muitas indas e vindas, estudos e pesquisas, mas conseguimos fechar a questão, nossa equipe de profissionais é forte e trabalha unida em torno da nossa causa, costumo dizer que "puxamos todos do mesmo lado", quem puxar do lado contrário acaba ficando sozinho e a pé.


As solenidades na Sede da Guarda Civil Municipal são marcadas pelo cerimonial muito bem elaborado e descrito, a presença de autoridades civis e militares é outra caracteristica muito forte, a marcialidade, os cantos, hinos e dobrados são muito valorizados, isso demonstra que não estamos esperando acontecer, nos fazemos acontecer, na data de hoje por exemplo o Coronel PMESP Hollywood G. Marins, profissional que comandou o CFAP, EFS Pirituba e Academia do Barro Branco esteve presente na solenidade e quando chamado a falar aos integrantes da "Ala de Honra da GCMSJC", teceu elogios pela forma profissional como se apresentaram e marcaram a solenidade, elogios vindo de profissional desse gabarito é uma injeção de ânimo nas veias dos nossos Milicianos Municipais, presentes na cerimonia representantes do Exército Brasileiro, PM, Bombeiros, Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público e Policia Federal, a GCMSJC faz e faz bonito, tem Comando, Subcomando, Regionais, Inspetores e Classes Distintas de carreira, é GCM fazendo GCM.

                                         

sexta-feira, 8 de julho de 2011

ADEUS GMA Juliana de Paz Belo.





NESTA ULTIMA QUINTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2011, A GUARDA MUNICIPAL PERDEU UMA GUERREIRA, JULIANA DE PAZ BELO, DE 27 ANOS, QUE SE ENVOLVEU EM UM TRÁGICO ACIDENTE COM SUA MOTO NO DIA 23 DE JUNHO.
E APÓS EXAMES NO DIA DE ONTEM FOI DECLARADA A MORTE ENCEFÁLICA DE JULIANA.


UMA GUERREIRA QUE POR CINCO ANOS DEFENDEU AS CORES DE SUA CIDADE, COM GRANDE CORAGEM E DEDICAÇÃO, SEMPRE COM MUITA ALEGRIA DE VESTIR AZUL-MARINHO.


JULIANA DEIXOU DE SER UM ANJO DA GUARDA, PARA SER UM ANJO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. NÓS GUARDAS MUNICIPAIS PERDEMOS UMA GUERREIRA DE BATALHA, MAS COM CERTEZA A LUTA CONTINUA.


SE JÁ NÃO BASTASSE A LUTA CONTRA BANDIDOS TEMOS QUE ENFRENTAR A BATALHA DA VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO.


TEMOS AINDA QUE ENFRENTAR O DESCASO DE AUTORIDADES, QUE DO ALTO DE SUA POLTRONA, NÃO ENXERGAM O BRIO DESSES AGENTES DE SEGURANÇA, QUE DEIXAM SUAS CASAS SEM SABER SE VÃO RETORNAR.


NÓS DA GUARDA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS-SP NOS SOLIDARIZAMOS COM OS COLEGAS DA GM DE ARARAQUARA, NESTE MOMENTO DE MUITA DOR. 


DEIXO AQUI OS MEUS SENTIMENTOS A FAMÍLIA E A TODOS OS GMS DE ARARAQUARA, EM NOME DOS COLEGAS DA GM DE SÃO CARLOS-SP.


GM ASSIS, SÃO CARLOS-SP.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mais um flagrante da Guarda Municipal de Leme


                                          GMF Ana Lucia                                 GMF Camila

Nesta segunda feira 04/07/2011, por volta das 16:00h as GCMF Ana Lucia e Camila foram acionadas na Secretaria de  Promoção Social onde um senhor alegou que havia deixado a sua bicicleta e a mesma havia sido furtada, o GCM Calcetti pode constatar através das imagens que um Sr. já de idade avançada com barbas crescidas trajando uma camiseta de cor vermelha e blusa de cor escura havia sido o autor do furto, com estas informações em mãos as GCMF obtiveram exito em localizar o suspeito reconhecendo características obtidas través das imagens tendo o mesmo confessado a pratica do crime ao ser abordado.
      O Indiciado tem 56 anos e alegou estar com vergonha pois nem sabia o que iria fazer com a bicicleta produto do furto, o mesmo foi conduzido para o distrito Policial onde a autoridade de plantão Dr. Edgar Albanez  autuou em flagrante delito por Furto, sendo impetrado a fiança mas o acusado alegou não ter condições de pagar, sendo assim, recolhido para a cadeia pública de Pirassununga.
     O curioso deste fato e que o acusado furtou uma bicicleta e estava voltando ao mesmo local para buscar a bicicleta de sua propriedade que se encontra no local.
      Esta ocorrência foi atendida pelas GCMF que trabalham no centro da cidade de Leme com bicicletas e teve o apoio dos GCMs Riciere/Patric/Anderson e Guedine.   

                                                          produto do furto

                                                          Indiciado pelo furto.

FONTE: AGML, fotos e redação Lucival Ferreira.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Marcha Azul Marinho: Newton Lima destaca importância da Guarda Municipal




O deputado federal Newton Lima (PT-SP) se reuniu na noite de segunda-feira (23) com guardas municipais que se preparavam para partir rumo à 3ª Marcha Azul Marinho, evento realizado nesta terça-feira (24) em Brasília.
 
Realizado na sede da Guarda Municipal de São Carlos, o encontro reuniu agentes que atuam na cidade e municípios da região. Os guardas explicaram ao deputado que o principal objetivo da ação é chamar a atenção do Congresso para a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 534/02, que confere novas atribuições aos guardas municipais.
 
"As cidades que contam com uma Guarda Municipal bem estruturada apresentam uma elevada taxa de segurança, com baixos índices de violência. São Carlos sabe da importância de sua Guarda e acredita neste aparato. Contem comigo em Brasília", reforçou o deputado.
 
Entre as ações que integraram a 3ª Marcha Azul Marinho tiveram destaque as visitas dos agentes às lideranças partidárias e a realização do 3º Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública. Atualmente 120 mil profissionais - representados por cerca de 51 entidades classistas - atuam como guardas municipais em todo o Brasil.
fonte: http://www.saocarlosagora.com.br/cidade/noticia/2011/05/25/18082/marcha-azul-marinho-newton-lima-destaca-importancia-da-guarda-municipal/

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Poluição sonora: MP aplica multa de indenização por danos morais.




Cinco proprietários de veículos flagrados estacionados com som alto nas proximidades do Posto Arena da Fonte, na Via Expressa, na Zona Norte da cidade, fizeram acordo com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Araraquara e terão de pagar R$ 2 mil cada um como forma de reparação por danos morais.

De acordo com o termo de compromisso assinado pelas cinco pessoas diante do promotor José Carlos Monteiro, o valor será revertido em equipamentos para a Polícia Militar (PM) de Araraquara. Cada um deles terá de entregar diretamente à PM um aparelho de radiocomunicação completo - com baterias, carregador e microfone de lapela. 

Segundo a nota oficial da Promotoria, os aparelhos devem ser usados nas futuras fiscalizações de poluição sonora e perturbação do sossego. Além disso, os "poluidores" comprometeram-se a não utilizar equipamento de som que desrespeite os direitos alheios de tranquilidade, sossego e repouso, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Em outro acordo envolvendo poluidor sonoro, firmado em abril, a Promotoria exigiu a compra de cinco aparelhos decibelímetros, devidamente aferidos pelo Inmetro para uso da Polícia Militar, também como forma de reparação aos danos morais. Este veículo foi flagrado com som alto no mesmo local dos outros cinco.

Segundo a Promotoria, com relação aos demais poluidores, novas audiências serão realizadas em breve.