quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aprovado relatório sobre regulamentação das Guardas Municipais.


                            Deputado Federal Fernando Francischini, relator do projeto.

Nove anos depois, mais de dez relatórios rejeitados e, nesta quarta-feira (30), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o relatório do deputado Fernando Francischini, do PSDB do Paraná, pelo Projeto de Lei 1.332/2003, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).
Durante a leitura do relatório, o relator ressaltou que o texto foi trabalhado em conjunto com os membros da Comissão de Segurança e com a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. “O texto avançou e finalmente aprovamos uma regulamentação para este importante segmento social que vai refletir positivamente na segurança pública de nosso país”, disse Francischini.
Segundo o deputado, a lei vai permitir que os guardas municipais exerçam suas atividades em harmonia com as Polícias Militar, Civil e Federal, em trabalho conjunto e integrado, proporcionando maior eficácia na manutenção da ordem pública. Francischini destacou como principais pontos do projeto, a segurança jurídica dos profissionais no exercício de suas funções e o aumento na prevenção da criminalidade.
Muitos servidores das guardas de diversos municípios brasileiros estiveram na reunião ordinária da comissão aguardando leitura e aprovação do relatório.
Fonte: http://fernandofrancischini.com.br/noticias/aprovado-relatorio-de-francischini-sobre-regulamentacao-das-guardas-municipais


sábado, 26 de maio de 2012

Vereador Ronaldo Lopes apoiou os Guardas Municipais de São Carlos na ida a Brasília



"É uma satisfação muito grande apoiar a categoria, pois apóia-los faz parte de minha própria origem. Nada melhor do que a corporação saber o que necessita. Ajudá-los faz parte do cumprimento de meu mandato", explica Ronaldo.
Ronaldo ressalta que a participação da Prefeitura foi fundamental para que os guardas pudessem estar em Brasília. "A Prefeitura teve a sensibilidade em apoiar os guardas para que conquistem os seus direitos", menciona.
O Deputado Federal Vicentinho, que preside a Frente Parlamentar Pró Guardas Municipais, declarou que essa manifestação é muito importante, quando a categoria esta unida, chama a atenção dos parlamentares. "Tem uma parte resistente à regulamentação, mais estamos na briga para que seja aprovada", conclui.
Em São Carlos cerca de 20 profissionais foram representar os guardas municipais da cidade em Brasília para lutar pelos seus direitos. "Desde da primeira Marcha, nós participamos e a cada ano a adesão dos profissionais tem aumentado", disse o guarda municipal Rodrigo Cezar Assis.
De acordo com Assis, a participação do vereador Ronaldo foi muito importante, pois ele cedeu o ônibus para que os profissionais pudessem estar presentes no evento. "Nós percebemos que a nossa luta esta dando resultado, pois mais deputados estão nos ouvindo e estão de acordo com a regulamentação", completa Assis.
PEC 534/02- A luta dos Guardas Municipais é para que consiga dar mais segurança a população. Uma das reivindicações é que eles passam a ter poder de policia. Desde 2002, o Congresso discute o projeto que visa legalizar e definir o que as Guardas Municipais podem ou não fazer. Ainda não há data para a votação definitiva da proposta. 
"Ressalto que esta conquista teve a participação de outros guardas municipais que assim como eu GM Assis, não vão desistir enquanto não conseguirmos nossos ideais. Parabenizo aqui os GMs Napolitano, Sergio Santos, Risomar e Rossi que estiveram presentes na câmara para fazer as reivindicações aos vereadores, ao GM Rogério que nos atualiza sobre os assuntos da câmara. Agradeço ao comandante Tozzato, por conseguir a liberação e a diária junto a administração. A todos os guerreiro que foram até Brasília, são eles:"
NAPOLITANO
RISOMAR
SEBASTIÃO OLIVEIRA
ADIEL
SERGIO HERMANN 
EDUARDO AKIRA 
SEGIO SANTOS 
GOMES 
REINALDO ROSSI 
MARIZA SILVA 
NIVALDO 
JORGE  OLIVEIRA
SUZANA 
MARIA LÚCIA
ASSIS 
LILIANE 
MARCELO RODRIGUES 
LEANDRO PINHEIRO 
SILVIA 

fonte: www.saocarlosdiaenoite.com.br

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fotos e vídeo IV Marcha Azul Marinho - Brasília-DF


                                 



Entrevista concedida a EPTV Central



















Guardas municipais da região participam de protesto em Brasília


Guardas municipais da região foram a Brasília nesta quarta-feira (23) para protestar pela regulamentação da profissão. Uma das reivindicações é o uso de armas.
Ao todo, 31 guardas municipais de São Carlos,Araraquara e Matão (SP) participaram da 4ª marcha “Azul Marinho”, juntamente com corporações de todo o país. “É cuidar das pessoas. Estender as atribuições das guardas municipais para cuidar da população”, disse o organizador da marcha, Maurício Naval.
Os manifestantes saíram da Catedral em direção ao Congresso Nacional para pressionar os parlamentares a votarem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Desde 2002, o Congresso discute o projeto para legalizar e definir o que as Guardas Municipais podem ou não fazer. 
Atualmente, a GM trabalha para a proteção de bens, serviços e instalações das prefeituras. Agora, eles querem ser incluídos na proteção de pessoas também. “No nosso caso específico estamos trabalhando desarmados e fazendo várias ocorrências como atendimento de alarmes, Conselho Tutelar, então envolve muito risco”, explicou o guarda municipal de São Carlos-SP Rodrigo Cezar Assis.

Se a PEC for aprovada, passa a ser obrigatório o uso de armas na profissão, uma das principais reivindicações da classe. “O cidadão que vê uma viatura vai pedir ajuda e desarmados fica quase impossível poder ajudar”, disse Assis.
Depois da caminhada, os guardas assistiram a um seminário com participação de parlamentares para discutir a importância da profissão e contribuir para a votação da PEC.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Homem é detido após furtar objetos de túmulos no cemitério Nossa Senhora do Carmo



A Guarda municipal deteve por volta das 17h15 desta segunda-feira (21) um homem de 31 anos que estava furtando objetos de túmulos no interior do cemitério Nossa Senhora do Carmo.
Os GMs Nivaldo e Bolnelli faziam patrulhamento, quando avistaram A.S, pegando argolas de bronze de alguns túmulos. Antes do acusado sair do local,  ele foi abordado pelos guardas que encontraram os produtos de furto dentro de uma pochete.
A.S, foi encaminhado ao Plantão Policial onde foi qualificado em Boletim de Ocorrência e liberado após prestar esclarecimentos.
Os produtos furtados foram devolvidos a um responsável pelo cemitério. 
"Parabéns aos GMs Bonelli e Nivaldo."
fonte sao carlos agora.com.br

terça-feira, 15 de maio de 2012

Monitoramento: empresa inicia instalação de postes de sustentação de câmeras

A empresa responsável pela instalação da central de monitoramento por câmeras deu início à instalação dos postes que receberão as câmeras e demais componentes eletrônicos. A previsão é que até o final de junho, numa primeira etapa, os equipamentos estejam em operação, em fase de testes.

O prefeito Oswaldo Barba, o secretário de Governo, João Muller, o superintendente das Administrações Regionais, João Pedrazzani e o comandante da Guarda Municipal, João Luiz Tozzato, estiveram na esquina da avenida Carlos Botelho com rua Episcopal, na última sexta-feira (11), acompanhando a primeira instalação externa.

"Já investimos R$ 100 mil para a readequação do prédio da Guarda Municipal, que abrigará a central de monitoramento, que está se tornando viável graças aos investimentos do Ministério da Justiça, por meio do Pronasci, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania", ressaltou o prefeito Oswaldo Barba.

Foram investidos R$ 700 mil na instalação das 20 câmeras, que serão operadas pela Guarda Municipal. As polícias Militar e Civil são parceiras no projeto de monitoramento, que visa oferecer mais segurança ao cidadão.

Já existe um estudo para integrar outras quatro câmeras à central, que também auxiliará órgãos como Secretaria de Transporte e Trânsito, para detectar possíveis pontos de congestionamento na cidade, e Defesa Civil em ocorrências que necessitem de intervenção dos agentes do departamento.

A princípio serão monitorados os seguintes locais: avenida São Carlos x rua General Osório, avenida São Carlos x rua Jesuíno de Arruda, avenida São Carlos x rua Major José Inácio, Episcopal x Conde do Pinhal, Episcopal x Geminiano Costa, Episcopal x Sete de Setembro, Dona Alexandrina x Conde do Pinhal, avenida São Carlos x XV de Novembro, Episcopal x Carlos Botelho, José Bonifácio x XV de Novembro, Visconde de Inhaúma x Carlos Botelho, XV de Novembro x Capitão Adão Pereira da Silva Cabral, Paulino Botelho de Abreu Sampaio x Doutor Carlos Botelho, Nove de Julho x Marechal Deodoro, Dr. Teixeira de Barros x Desembargador Julio de Faria, Pádua Salles x João Lourenço Rodrigues, Sallum x rua Itália, avenida Dr. Francisco Pereira Lopes x Comendador Alfredo Maffei, Luiz Vaz de Camões x Prof. Luiz Augusto de Oliveira e avenida Getúlio Vargas x avenida Dr. Heitor José Reali (Rotatória do Cardinalli).



fonte prefeitura de São Carlos-SP

sexta-feira, 11 de maio de 2012

GM apreende produtos de origem duvidosa no Jardim Gilbertoni







A Guarda municipal apreendeu na noite desta quinta-feira (10) diversos produtos que foram abandonados por dois indivíduos na avenida Paulista no Jardim Gilbertoni.
Os GMs Sebastião e Basílio faziam patrulhamento pelo local dos fatos, quando avistaram dois desconhecidos caminhando pelo local dos fatos no sentido centro.
Nas proximidades da linha férrea e próximo aos dois rapazes, os guardas encontraram diversos produtos como ferramentas, carriola, materiais de construção, um rádio, um aspirador de pó e  roupas.
Ao tentar abordar os dois rapazes, os mesmo se evadiram e fugiram sobre os trilhos. Os objetos foram apreendidos e encaminhados ao Plantão Policial que registrou o fato.
O caso será investigado pelo 3º DP.
fonte: saocarlosagora.com.br