sexta-feira, 30 de março de 2012

Maior site de noticias de São Carlos divulga matéria do Blog.


"Site São Carlos agora divulga matéria do blog, Meu desabafo foi ouvido apenas pelos meios de noticias e pelo  ex deputado federal Lobbe, Até o presente momento, os vereadores e o senhor Dep.Federal Newton ainda não se pronunciaram. Esta manifestação foi enviada para todos os vereadores alguns deputados e a mídia em geral, e uma cópia foi enviada para o gabinete do prefeito, para o e-mail que se encontra cadastrado no site da prefeitura."
Guarda Municipal usa blog para pedir melhores condições de trabalho
Um Guarda Municipal utilizou de um blog para pedir melhores condições de trabalho à atual administração de São Carlos. Ele ainda comentou que armados, a GM pode ajudar ainda mais na segurança.
Rodrigo Cezar Assis, servidor da Guarda Municipal, na noite de quarta-feira (28), escreveu em um blog idealizado por ele, para divulgar informações sobre a GM, que a mesma está preparada para ajudar na segurança da cidade, mas que necessita de investimentos e ferramentas necessárias de trabalho.
"Como pode tal administração deixar de investir na Guarda Municipal, sendo que lá estão mais de 100 homens e mulheres, prontos para servir a população. Como que uma Guarda Municipal pode auxiliar na segurança pública desarmados? Uma administração que anunciou a contratação de 40 novos integrantes, e chamará mais 30 até julho, totalizando cerca de 200 GMs, que poderiam atuar na segurança pública e que por simples descaso da administração atual, não o fazem", escreveu o guarda municipal.
Ele afirmou ainda que não gostaria de entrar no mérito da legalidade do porte de arma da GM, mas que embasado no Estatuto do Desarmamento, a Guarda Municipal pode ter posse de arma enquanto estiver em serviço.
Assis ainda utilizou o espaço para rebater críticos que dizem que a GM não está preparada para andar armada e que a Polícia Militar tem treinamentos rigorosos para portar arma.
"Respondo que, primeiro, não conhecem a grade curricular exigida para formação de uma Guarda Municipal, segundo, todos os Guardas Municipais que ali estão, tem muita vontade de trabalhar e se qualificar cada vez mais. Então senhor prefeito, fique a vontade para dar treinamento para nós, pois ninguém nasce preparado. Assim como nós a PM também tem que ser preparada, ou vocês acham que o cidadão que prestou o concurso da PM já nasceu polícia??? ou será que ele será preparado para isso??? como podemos ter argumentos tão fracos para não armar a GM???", finalizou Assis.
Nossa redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber se há algum pedido ou projeto para armar a Guarda Municipal.
Segundo a assessoria, há um grupo da Guarda que está se levantando a favor do armamento da GM, mas que até o momento não foi feito nenhum pedido à Prefeitura.
Ainda de acordo com a assessoria, no momento em que esse pedido chegar, a Prefeitura irá analisar e se for possível, fará um projeto para o armamento da Guarda, o que também necessitaria de treinamentos específicos, instrutores, e todo um preparo diferenciado, assim como a Polícia Militar.
Lei Federal N° 10.826 (estatuto do desarmamento) Capítulo III, parágrafo IV:
Art. 6º É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:
IV - os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 250.000 (duzentos e cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço;
Comentário: Este inciso foi alterado pela MP nº 157/2003. A fim de que os municípios menores não ficassem desamparados, estabeleceu-se que os integrantes das Guardas Municipais dos municípios com população demográfica acima de 50 mil habitantes podem portar arma quando em serviço.

fonte: www.saocarlosagora.com.br

Guardas municipais flagram homens furtando botijões de gás em São Carlos

Os guardas municipais de São Carlos, André, Risomar, Ambrozini, Napolitano e Sebastião, estavam passando pela Rua Walter de Camargo Schutzer, quando se depararam com dois homens furtando botijões de gás de um comércio. Foi dada a voz de prisão para os dois homens que tentaram fugir. Os suspeitos foram levados para o plantão policial onde foram ouvidos e autuados em flagrante por furto.





Fonte: www.rotadasnoticias.com.br

quarta-feira, 28 de março de 2012

CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE SÃO CARLOS-SP





      "Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos"


Eu, Rodrigo Cezar Assis, idealizador deste BLOG, Servidor Da Guarda Municipal De São Carlos-SP, utilizando desta ferramenta de comunicação, venho prestar minha opinião e desabafo, aos Políticos, Empresários do comércio e da industria e a toda a população que clama por mais Segurança.

Quem vive em São Carlos-SP, sabe bem como está a criminalidade em nossa cidade, não é de hoje, que vimos pela tv, internet e rádio, como a violência vem tomando conta da cidade.
Não podemos ficar inertes a esta situação, nós podemos e devemos fazer algo a respeito. Como pode tal administração deixar de investir na Guarda Municipal, sendo que lá estão mais de 100 homens e mulheres prontos para servir a população, como que uma Guarda Municipal pode auxiliar na segurança pública desarmados? Uma administração que anunciou a contratação de 40 novos integrantes, e chamará mais 30 até julho, totalizando cerca de 200 GMs que poderiam atuar na segurança pública, e que por simples descaso da administração atual, não o fazem. Não gostaria de entrar no mérito da legalidade do porte de arma da GM, portanto, atenho-me somente a citar embasamentos para tal fato.
Lei Federal N° 10.826 (estatuto do desarmamento) Capítulo III, parágrafo IV, leiam e tirem suas dúvidas.

Agora aproveito para citar alguns exemplos de julgamentos feitos sem nenhum embasamento, por pessoas que nem se preocupam em se informar primeiro antes de debater, tais exemplos são vistos aqui em São Carlos-SP, nas redes sociais e em sites de notícias locais.
O principal argumento sobre o armamento da GM é este, "eles não são preparados, a PM passa por treinamento rigoroso", respondo para essas pessoas que, primeiro, não conhecem a grade curricular exigida  para formação de uma Guarda Municipal, segundo, todos os Guardas Municipais que ali estão, tem muita vontade de trabalhar e se qualificar cada vez mais, então senhor prefeito, fique a vontade para dar treinamento para nós, pois ninguém nasce preparado, assim como nós a PM também tem que ser preparada, ou vocês acham que o cidadão que prestou o concurso da PM já nasceu polícia??? ou será que ele será preparado para isso??? como podemos ter argumentos tão fracos para não armar a GM, Não é aqui que temos o maior número de doutores per capta??? então deixemos a hipocrisia de lado, vamos trabalhar para que São Carlos-SP tenha uma Guarda Municipal a altura desta cidade.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Mais duas ocorrências da GM araraquara nesta terça.


Em atitude suspeita, ele foi perseguido por funcionários da Prefeitura.
Bandido foi encaminhado para a Cadeia de São Carlos.

Um homem foi preso por furtar fios de cobre do Ginásio Gigantão em Araraquara, no interior de São Paulo, na tarde desta terça-feira (13). Funcionários da Prefeitura avistaram o indivíduo em atitude suspeita e o perseguiram. Após detê-lo, acionaram a Guarda Civil Municipal, que foi fazer a averiguação no local.
Segundo o delegado Marco Aurélio Gomes Barbosa, do 3º Distrito Policial, foram encontrados cerca de 300 metros de fio. De acordo com ele, os fios estavam instalados no ginásio.
O homem já tinha outras passagens pela Polícia e foi encaminhado para a Cadeia de São Carlos.

GM foi acionada porque o rapaz estaria importunando os frequentadores.
Durante a abordagem, policiais encontraram o aparelho furtado.

Um homem foi preso por furtar um celular no Parque Infantil no Centro de Araraquara, no interior de São Paulo, no início da tarde desta terça-feira (13). A Guarda Civil Municipal (GM) foi acionada porque o rapaz estaria importunando os frequentadores da praça.
Segundo a GM, ao fazer a abordagem, o homem estava embriagado. Na averiguação, foi encontrado um celular furtado.
Ele foi encaminhado para a Cadeia de São Carlos.

Guarda Municipal detém elemento tentando furtar escola no Cruzeiro do Sul



Uma guarnição da Guarda Municipal (GM) deteve F.C.C, de 21 anos na madrugada desta Segunda-Feira, (12). O elemento estava furtando o CEMEI Octavio de Moira localizada na rua Francisco Marigo no bairro Jardim Cruzeiro do Sul.
Por volta das 5:30 o alarme da escola disparou os guardas municipais rapidamente foram ao local, onde detiveram o homem dentro da escola.
F.C.C, foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi autuado em flagrante por tentativa de furto e recolhido ao Centro de Triagem.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Comemoração do dia da mulher.

Hoje dia 8 de março, dia internacional da mulher, foi realizado uma homenagem as guardas municipais femininas, em especial a GM Aldete, que no dia 23/12/2011 salvou a vida de uma recém nascida, que havia sido abandonada dentro de um saco plástico, no mercado municipal de São Carlos-SP.

A GM realizou os primeiros atendimentos e acionou o SAMU, que encaminhou a criança para a Santa Casa da cidade.
Graças a sua atitude a criança foi salva e encaminhada as autoridades competentes, que localizaram a mãe através das imagens das câmeras de monitoramento do mercado municipal.

Nossa amiga ficou muito emocionada com o reconhecimento da municipalidade e com a presença de amigos
que prestigiaram o evento.

Segue fotos da homenagem a GM Aldete e a todas as mulheres do mundo, que batalham muito para conquistar seu espaço, e que hoje em dia já é uma realidade

Parabéns a todas as mulheres.




                    GM Aldete ao centro, com o prefeito Oswaldo Barba e a Primeira Dama.


                                    Inspetora Liliane, Primeira Dama e GM Aldete

Fotos:  GM Assis.

terça-feira, 6 de março de 2012

REGULAMENTAÇÃO DAS GCMS PODERÁ SAIR AINDA EM 2012






De acordo com Benedito Mariano, Dilma avaliará minuta regulatória das guardas até maio 

As guardas municipais poderão ser regulamentadas por lei federal ainda este ano. Essa é a expectativa do presidente do Conselho Nacional dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública e secretário de Segurança de São Bernardo, Benedito Mariano. A minuta regulatória está sob análise do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e terá de passar pela presidente Dilma Rousseff e pelo Congresso Nacional. Na entrevista ao ABCD MAIOR, Mariano também falou sobre os projetos do GT (Grupo de Trabalho) de Segurança do Consórcio Intermunicipal e sobre as ações da Prefeitura de São Bernardo.
ABCD MAIOR - Como está a discussão nacional sobre a regulamentação das guardas municipais?

BENEDITO MARIANO -
 O GT criado pelo Ministério da Justiça para fazer o marco regulatório das guardas civis, do qual faço parte, elaborou um projeto de lei que regulamenta o inciso oitavo do artigo 144 da Constituição. A minuta está pronta e deixa claro quais são as atribuições das guardas civis, até onde elas podem ir. Define ainda essa identidade preventiva e comunitária, além de estabelecer a aposentadoria especial para os guardas, assim como as dos policiais.
Qual é a perspectiva para que o projeto vire lei?

Agora, o projeto está sob análise do ministro José Eduardo Cardozo e a nossa expectativa é que ele chegue até maio às mãos da presidente Dilma para a avaliação final. Daí seguirá para o Congresso Nacional como projeto do Executivo federal. Eu estou muito otimista, pois estamos próximos de conseguir um avanço extraordinário do ponto de vista de uma regra nacional de funcionamento das guardas.
Falando em direito, temos visto que as GCMs do ABCD estão insatisfeitas. A discussão será levada para o Consórcio?

Acho que os casos devem ser resolvidos de forma pontual. Em São Bernardo, a maioria absoluta (dos GCMs) reconhece que nós fizemos uma revolução administrativa na nossa guarda, por isso acredito que não haverá greve. Nós reestruturamos o departamento, valorizamos o guarda, promovemos mais de 80% do efetivo antigo e criamos o estatuto. São conquistas importantes que a maioria das guardas do País não tem. Há ainda o que melhorar? É claro, mas pedir um aumento de 220% para o piso inicial é uma proposta fora da realidade. O governo está aberto para negociar, mas dentro de uma proposta coerente com a realidade do município.
De modo geral, como o sr. avalia o trabalho realizado na área de segurança pelo Consórcio?

O GT de Segurança é um dos GTs mais ativos do Consórcio. Temos feito grandes avanços para que nossa Região tenha uma política integrada e fortalecida. Do ponto de vista da integração, tivemos algumas conquistas importantes. Primeiro, unificamos os boletins, o que nos permitirá fazer, no futuro, um balanço estatístico do trabalho das guardas. Depois, estabelecemos uma estrutura curricular de formação única. E conseguimos integrar as guardas por meio dos rádios de comunicação. Olhando para isso, acredito que o GT vem conseguindo manter a integração, que é o espírito do Consórcio.

Quais são os próximos projetos para o GT de Segurança?


Agora estamos focados na criação do Centro de Formação Integrada da GCMs para a Região. A ideia é que o centro de formação usado por São Bernardo seja ampliado para uso regional. Os secretários municipais e os comandantes das guardas já conhecem o espaço e acharam o local adequado. Então nós encaminhamos para Brasília uma proposta para ampliar o Centro em equipamentos e estrutura. O próximo passo é montar dentro do GT uma comissão para iniciar a elaboração de um estatuto (regra de funcionamento) regional para avaliação dos sete prefeitos.

O Centro de Formação Integrada ficará para 2013?


O Centro ficará para 2013, do ponto de vista da formalização com os prefeitos. As prefeituras precisam definir qual será a participação de cada uma no custeio, além do formato do conselho gestor de formação. Por isso, vamos construir tudo com cautela e apresentar para os prefeitos uma proposta bem delineada sobre o funcionamento. Mas, independente disso, Brasília aprovou em dezembro de 2011 o projeto que encaminhamos de mais de R$ 1 milhão que possibilitará a compra de equipamentos. Com o recurso, vamos comprar 450 coletes leves à prova de balas, o que já está em licitação. Isso faz parte do projeto integrado, por isso independente de o centro estar ou não funcionando, vamos dividir e entregar para todas as guardas os materiais. Também vamos comprar, este ano, um ônibus. A ideia é ter os equipamentos adequados, antes de apresentar a proposta para os prefeitos.
Como está o andamento do projeto dos portais nas divisas das cidades?

Ainda não avançou. O Ministério da Justiça está redefinindo os programas e ações. Já fizemos uma pré-minuta e agora estamos esperando para ver em qual programa do governo federal poderemos apresentar essa proposta.

Por que o sr. defende que o ABCD precisa de mais policiais?

Hoje a Região possui 27 distritos policiais e apenas nove funcionam 24 horas. Para que os distritos fiquem abertos 24 horas, é preciso mais policiais, delegados, investigadores e escrivães. Um total de 800 policiais militares e 200 civis. Se levarmos em consideração as escalas de serviço, os 400 PMs incorporados em dezembro, para as sete cidades, dá uma média de 60 ou 70 policiais por dia na rua, e isso é pouco.
Como está o processo de instalação de câmeras de segurança em São Bernardo?

Esse é o principal projeto da gestão Luiz Marinho e da Secretaria de Segurança Urbana, mas ainda estamos sofrendo com alguns obstáculos. Tivemos pela segunda vez recursos ao Tribunal de Contas de empresas que nem sequer retiraram o edital, mas que entraram com pedido de impugnação. Nós abrimos o edital em agosto de 2011 e em janeiro deste ano teríamos uma nova licitação, mas o pedido de impugnação adiou mais uma vez o processo. A Prefeitura está trabalhando e apresentando recursos ao tribunal, mas o jeito é esperar o julgamento. Apesar disso, o projeto está de pé, serão 400 câmeras na cidade com um sistema que vai integrar GCMs, Defesa Civil, Trânsito e Samu. O projeto é importante para coibir, inibir e prevenir a violência.

fonte: abcd maior

Guarda Municipal Araraquara localiza droga com adolescente em PRAÇA‏





Por volta das 23 hs equipes da GCM realizaram abordagem para averiguação na  Praça Pedro de Toledo devido o grande numero de adolescentes em virtude show realizado em um clube próximo ao local, sendo localizado com o adolescente G.S.S. (16 anos) 1 porção de erva semelhante a maconha e 1 enpendorf pó semelhante a cocaína,  encaminhado até o Plantão Policial após elaboração BO ato infracional foi liberado a Genitora.
Após o termino do baile adolescentes perambulam pela área central promovendo desordem, concentrando – se no TCI (Terminal Central de Integração), onde foi realizado patrulhamento pelas viaturas da GCM e PM após serem acionados por funcionários local.
 Fonte GM Santos