segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Iniciado nova etapa do curso de requalificação profissional para Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto-SP.


Curso de requalificação profissional é uma conquista da prefeita Dárcy Vera junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp
Foto: Roberto Galhardo
Guardas municipais durante treinamento que os requalifica para as ações de trabalho junto ao patrimônio público e à população

A Guarda Civil Municipal iniciou nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, mais uma etapa do curso de requalificação profissional destinado ao seu efetivo. O curso acontece das 8h às 17h, na Base da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, localizada na Rua Lafaiete, 1676, Vila Seixas.

O curso é uma conquista da prefeita Dárcy Vera, mediante convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp. “Esta parceria nos permite garantir aos guardas civis municipais a oportunidade de novos conhecimentos, ações de prevenção e aprimoramento profissional, o que os requalifica para o mercado de trabalho”, explica a prefeita Dárcy Vera.
A requalificação tem duração de 80 horas, com aulas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O curso será dividido em oito turmas, com aproximadamente 25 membros em cada, visando atender, até o mês de abril de 2012, todo o efetivo, o que resulta num total de 226 guardas. No cronograma constam aulas teóricas e práticas com policiais e especialistas na área de segurança pública e o conteúdo programático segue as determinações da Matriz Curricular do Ministério da Justiça para as Guardas Civis Municipais.
"É visível a preocupação do governo municipal com os guardas civis municipais e com a qualidade dos serviços prestados à população. A oportunidade deste curso confirma mais um investimento periódico no treinamento dos profissionais da Guarda Municipal. Além disso, a prefeitura também tem melhorado as instalações da sede, adquirido novas viaturas e equipamentos. Hoje a Guarda Civil Municipal vive o período de maior investimento de sua história", destaca o superintendente André Tavares.
Conteúdo Programático –
- Apropriação do Espaço Público, Guarda Municipal e Comunidade
- Atividade Sócio-Pedagógica da Guarda Municipal de Caráter Preventivo na Comunidade Escolar. Atividade Sócio-Pedagógica da Guarda Municipal de Caráter Preventivo na Preservação Ambiental Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública.
- Condicionamento Físico
- Conhecer os Movimentos Sociais em seu Estado e Município
- Defesa Pessoal.
- Diferentes concepções de políticas de segurança pública e as diferentes funções dos profissionais da segurança pública.
- Ética, Direitos Humanos e Cidadania
- Legislação
- Noções Básicas de Primeiros Socorros
- O Uso Legal e Progressivo da Força
- Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada de Segurança Pública em Nível Municipal e Suas Funções e Atribuições
- Relação Jurídica do Trabalho das Guardas Municipais Direitos e Deveres
- Segurança Patrimonial, Prevenção e Combate a Incêndios
- Técnicas e Procedimentos Operacionais das Guardas Municipais
- Violência e a Segurança Pública
- EMENTA Violência e (IN) Segurança Pública, Atividades Sociopedagógicas da Guarda Municipal de Caráter Preventivo.
- Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário