quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NOVAS VIATURAS DA GUARDA MUNICIPAL DE AMERICANA-SP.



O prefeito da cidade de Americana-SP, Diego de Nadai, entregou na tarde desta quarta feira (30) 26 novos carros para compor a frota da GAMA.
Os carros são 21 GOL 1.6, e 5  JETTA 2.0, todos com rádio digital, o que demonstra o empenho do atual prefeito em combater a violência na cidade.
Nestes três anos o prefeito está investindo no aumento do efetivo e nos equipamentos da Guarda Municipal.

Parabéns ao prefeito Diego de Nadai e ao Diretor da GAMA Marcelo Feola, e a todos os integrantes da GAMA.

                                                                    JETTA 2.0


sábado, 26 de novembro de 2011

EXPO GAMA, AMERICANA-SP

No dia 25/11/2011, os guardas municipais Barth, Sergio Santos, Finéias, Napolitano e Assis, estiveram presentes na 1ª expo gama (exposição da guarda municipal de Americana-SP).
Uma grande oportunidade de conhecer esta corporação que eleva e muito o nome das guardas municipais do Brasil.

Um exemplo de estrutura e investimento em segurança pública municipal, parabéns ao prefeito e ao comandante da GAMA pelo excelente serviço prestado aos cidadãos de Americana.

Segue fotos do evento.


















domingo, 20 de novembro de 2011

O porquê da não aprovação do projeto senasp.




Resultados do Edital SENASP nº 003/2011
Sistema Integrado de Prevenção da Violência e Criminalidade
Sistema Único de Segurança Pública
1. A Secretaria Nacional de Segurança Pública torna público o resultado preliminar da habilitação de propostas municipais relativas ao Edital nº 003/2011, de 10 de agosto de 2011, item 9.2.a. – Sistema Integrado de Prevenção da Violência e Criminalidade, conforme tabela abaixo.

SÃO CARLOS
049687/2011
Em desacordo com Itens 3.1.f, 3.1.g, 3.1.h, 4.1.c e 4.1.f – não apresentação do projeto básico com o detalhamento exigido no modelo e manual de apresentação de proposta, impossibilitando a análise técnica. Não habilitada nos termos item 9.2.a.1 e a.2.

3. DOS CRITERIOS TECNICOS DE ANALISE PARA FINANCIAMENTO

3.1. Constituem requisitos para a seleção das propostas:

f) Tenham preenchido todas as abas do Sistema de Convênios do Governo Federal e os anexos, conforme solicitações da SENASP e em consonância com a legislação e normativas vigentes relacionadas ao programa objeto deste Edital;

g) Comprovação de capacidade técnica e gerencial para executar o projeto, devendo apresentar a declaração detalhada da situação do Município, conforme modelo contido no anexo deste Edital;

h) Definição precisa do objeto, com especificações completas de seus elementos característicos, descritos de forma detalhada, objetiva e clara, de modo a permitir a identificação exata do que se pretende realizar ou obter, demonstrando a coincidência de interesses entre a UF proponente e a concedente, em beneficio da finalidade pública e do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP;

4. DA APRESENTACAO DA PROPOSTA

4.1 Orientações Gerais:

c) A proposta deve ser elaborada em conformidade com o objeto deste Edital e ser devidamente registrada no SICONV, no programa e ação nº 3000020110069, exclusiva para este pleito, ocasião em que receberá numeração específica, emitida pelo Sistema e enviada para análise técnica até a data final estipulada;

f) Deverão ser inseridos no SICONV, na aba de anexos (Documentos obrigatórios que deverão ser digitalizados e anexados a proposta registrada no SICONV);

9. DA HABILITACAO, DA SELEÇÃO E DA APROVAÇÃO

9.2 As propostas serão analisadas em três fases distintas e complementares:

a.1. Vedações impostas nos termos da Portaria Interministerial no 127, de 29 de maio de 2008 e vedações relacionadas a elegibilidade do Proponente;

a.2. Inobservância dos artigos da Portaria acima referida, bem como dos itens obrigatórios estabelecidos no presente Edital Público;

COLABORAÇÃO DO GM FINÉIAS

sábado, 19 de novembro de 2011

RESPOSTA DO PROJETO DA SENASP.



Infelizmente a guarda municipal de São Carlos-SP ficou de fora da verba federal da senasp.
Talvez por falta de experiência em fazer tal projeto, afinal este foi o primeiro, mas como não
tive acesso ao documento enviado para a senasp, não tenho como afirmar o real motivo do
projeto ter sido barrado.

É de suma importância que o projeto tenha dados relativos à segurança pública do município, tais como, o número de homicídios, roubos, furtos e tantos outros crimes ocorridos no ano.
Já que a verba federal não vem, cabe ao senhor prefeito, investir o dinheiro público municipal
na segurança pública municipal, já que estamos com viaturas sucateadas.
O senhor prefeito tem que lembrar que a polícia militar é dever do Estado de SP, e quem leva o mérito do dinheiro municipal investido no estado, é o senhor governador do estado.

Fica aqui o desabafo deste Guarda Municipal, indignado com o descaso da municipalidade,
perante esta instituição.

GM ASSIS.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ATO INFRACIONAL/PORTE DE ENTORPECENTE.

Guardas Municipais de Araraquara apreende droga em Area de lazer
Durante patrulhamento preventivo na tarde desta quarta-feira (16) na Área de Lazer Jardim Nova Época, a viatura da Guarda Civil Municipal deparou-se com o adolescente J.A.S.L(14 anos) em atitude suspeita. O mesmo ao visualizar a viatura GCM empreendeu fuga, no acompanhamento ao infrator, os GCM's lograram êxito em abordá-lo, o adolescente jogou um invólucro na cor branca na calçada contendo 09 (nove) porções individuais de substância semelhante a maconha. Questionado pelos Guardas, o adolescente relatou ser usuário de maconha e iria consumir a droga. Encaminhado ao Serviço Especializado da Infância e Juventude (Seij) F
ficando a disposição da Autoridade competente . Na chegada dos familiares, informaram que a genitora cumpri pena em regime fechado , e em seguida foi liberado à tia.          


Enviado por André Ribas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Guardas Civis Municipais de Pirassununga evitam golpe de estelionato e prende dois



                                          momento da abordagem.

                                          autores
Dois homens, ambos moradores na capital paulista acabaram sendo presos no final da manha deste sábado, 12, por Estelionato Tentado, acontecido por volta das 11 horas no interior da agencia bancária do Branco do Brasil, localizada na rua Duque de Caxias região central da cidade. Uma mulher que também agiu junto à dupla conseguiu fugir, não sendo localizada até o momento.
Um dos suspeitos identificado como Emerson Aparecido L, 32, foi preso a cerca de trezentos metros da agencia, no meio do quarteirão da rua dos Andradas, junto ao seu veículo Vectra, de cor prata, placas de São Paulo. O outro suspeito, que foi preso próximo da Estação Rodoviária de Pirassununga, identificado como sendo Edvaldo Ferreira L, 32, ambos moradores na capital paulista, este com passagens diversas de acordo com a polícia por roubo e estelionato.
Denúncia
Os guardas civis municipais Pinheiro e Fábio se encontravam em patrulhamento pela região central da cidade quando foram parados por transeunte, o qual disse aos guardas de que presenciara um possível estelionato no interior da agencia do Banco do Brasil, onde dois homens e uma mulher teriam aplicado um golpe num idoso. Golpe este conhecido como “operação em aberto”.
O denunciante que pediu para não ser identificado passou as características dos suspeitos, roupas que trajavam e o veículo, bem como as placas. De imediato, o guarda Pinheiro, via rádio reportou o caso para os demais colegas de serviço, bom como para a Polícia Militar.
Perseguição e detenção
Pouco mais das 11h40, portanto, quarenta minutos depois do anunciado, os guardas Rodrigues e Lino, ambos da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal sob Motocicleta estavam parados na confluência das ruas Duque de Caxias e José Bonifácio, a cerca de 150 metros da agencia bancária do Branco do Brasil, quando passou por eles o veículo suspeito, com os suspeitos. 
Os guardas iniciaram uma breve perseguição, quando acabaram abordando o veículo no meio do quarteirão da rua dos Andradas entre as ruas Duque de Caxias e XV de Novembro.
Na hora da abordagem estava apenas um dos suspeitos no interior do carro, Emerson Aparecido, a mulher e o outro elemento já tinham fugidos a pé. No apoio chegou outras viaturas da GCM e da Polícia Militar, enquanto que os guardas da ROMU seguiram em patrulhamento em vistas as duas outras pessoas suspeitas.
Nas proximidades da Estação Rodoviária, Rodrigues e Lino logrou êxito em deter o outro suspeito, Edvaldo Ferreira, este por sinal com um “belíssimo currículo”. A dupla foi levada ao Plantão de Polícia, sendo os indivíduos presos por Estelionato Consumado pela delegada Tatiane Cristina Parizotto visto que foram localizados dinheiro e um extrato da conta bancaria indicando um saque e agendamento de pagamento de contas.
Golpe do cartão
Normalmente o “golpe do cartão” atinge pessoas de mais idades, sendo que os estelionatários agem normalmente nos finais de semana e feriados, isto devido ao pouco movimento no interior da agencias bancárias, área de Caixas Eletrônicos e funciona da seguinte maneira.
A vítima é abordada quando depois de realizar uma “operação” no caixa eletrônico, quando normalmente se aproximam um homem e uma mulher, ou duas mulheres, ou mesmo dois homens. Um destes se identifica como sendo funcionário (a) da agência, dizendo que a vítima ao proceder a “operação bancária” deixou em aberto o sistema, perigoso, pois, pessoas maldosas podem se aproveitar e realizar saques.
Bastante gentil, o estelionatário, se passando por funcionário do banco, pega o cartão da vítima, se dirige ao caixa eletrônico, realiza uma “operação” e retorna para onde esta a “presa” dizendo que refez a “operação” devolvendo o cartão.
Muitas das vezes as vítimas descobrem ainda no interior do banco que caiu no golpe, outras somente percebem quando novamente precisar usar do cartão. Portanto, desta vez a casa caiu para os dois suspeitos.

  fonte:  http://www.reporternaressi.com.br/noticia.asp?noticia=2057




quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alunos da Guarda Municipal de São Carlos-SP participam de doação de sangue



Trinta e cinco alunos da escola de formação da Guarda Municipal compareceram ao Banco de Sangue da Santa Casa, na manhã de segunda-feira (7). Em função dos feriados de novembro, os estoques de sangue da entidade são reduzidos consideravelmente, o que faz a coordenação do serviço de hemoterapia do hospital reforçar o apelo por doações.

O comandante da Guarda Municipal (GM), João Luiz Tozzato, destacou que o Banco de Sangue oferece um serviço de qualidade para quem necessita de transfusão e nada mais justo, num período de necessidade, que a GM ofereça essa contribuição. "Os alunos se mostraram sensíveis à causa e ofereceram ajuda na intenção de manter os estoques de sangue da Santa Casa em níveis adequados. E que esse gesto sirva de exemplo e atraía novos doadores", ressalta.

O Banco de Sangue da Santa Casa funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 12h. A coordenação do serviço de hemoterapia reforça o funcionamento do Banco de Sangue no dia 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República, das 7h30 às 12h. Nesse período, a demanda por sangue aumenta, daí a necessidade de ampliar o número de doações. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone: 3509 - 1230 ou no Banco de Sangue, que fica na rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, entrada antiga da Santa Casa.



Quem pode doar -  Pessoas com idade entre 18 e 65 anos; não apresentar problemas de saúde; pesar 50 quilos ou mais; não estar em jejum; estar há pelo menos uma hora sem fumar; sem febre ou sintomas de doenças infecciosas.

Não podem doar - Pessoas soropositivas; com problemas de alcoolismo crônico; câncer; doença de Chagas; hanseníase (lepra); hepatite viral após 10 anos de idade; hipertiroidismo e que mantenham relações sexuais de risco.

Fonte: São Carlos Agora.com.br

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Iniciado nova etapa do curso de requalificação profissional para Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto-SP.


Curso de requalificação profissional é uma conquista da prefeita Dárcy Vera junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp
Foto: Roberto Galhardo
Guardas municipais durante treinamento que os requalifica para as ações de trabalho junto ao patrimônio público e à população

A Guarda Civil Municipal iniciou nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, mais uma etapa do curso de requalificação profissional destinado ao seu efetivo. O curso acontece das 8h às 17h, na Base da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, localizada na Rua Lafaiete, 1676, Vila Seixas.

O curso é uma conquista da prefeita Dárcy Vera, mediante convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp. “Esta parceria nos permite garantir aos guardas civis municipais a oportunidade de novos conhecimentos, ações de prevenção e aprimoramento profissional, o que os requalifica para o mercado de trabalho”, explica a prefeita Dárcy Vera.
A requalificação tem duração de 80 horas, com aulas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O curso será dividido em oito turmas, com aproximadamente 25 membros em cada, visando atender, até o mês de abril de 2012, todo o efetivo, o que resulta num total de 226 guardas. No cronograma constam aulas teóricas e práticas com policiais e especialistas na área de segurança pública e o conteúdo programático segue as determinações da Matriz Curricular do Ministério da Justiça para as Guardas Civis Municipais.
"É visível a preocupação do governo municipal com os guardas civis municipais e com a qualidade dos serviços prestados à população. A oportunidade deste curso confirma mais um investimento periódico no treinamento dos profissionais da Guarda Municipal. Além disso, a prefeitura também tem melhorado as instalações da sede, adquirido novas viaturas e equipamentos. Hoje a Guarda Civil Municipal vive o período de maior investimento de sua história", destaca o superintendente André Tavares.
Conteúdo Programático –
- Apropriação do Espaço Público, Guarda Municipal e Comunidade
- Atividade Sócio-Pedagógica da Guarda Municipal de Caráter Preventivo na Comunidade Escolar. Atividade Sócio-Pedagógica da Guarda Municipal de Caráter Preventivo na Preservação Ambiental Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública.
- Condicionamento Físico
- Conhecer os Movimentos Sociais em seu Estado e Município
- Defesa Pessoal.
- Diferentes concepções de políticas de segurança pública e as diferentes funções dos profissionais da segurança pública.
- Ética, Direitos Humanos e Cidadania
- Legislação
- Noções Básicas de Primeiros Socorros
- O Uso Legal e Progressivo da Força
- Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada de Segurança Pública em Nível Municipal e Suas Funções e Atribuições
- Relação Jurídica do Trabalho das Guardas Municipais Direitos e Deveres
- Segurança Patrimonial, Prevenção e Combate a Incêndios
- Técnicas e Procedimentos Operacionais das Guardas Municipais
- Violência e a Segurança Pública
- EMENTA Violência e (IN) Segurança Pública, Atividades Sociopedagógicas da Guarda Municipal de Caráter Preventivo.
- Avaliação

sábado, 5 de novembro de 2011

Jovem furta bicicleta e é liberado após pagar fiança de R$ 800







O jovem T.V.S., de 23 anos, foi preso em flagrante na manhã deste sábado (5) acusado de ter furtado uma bicicleta de um funcionário de um supermercado localizado na Antônio Blanco, Vila São José.

Uma testemunha viu a ação do rapaz e avisou sobre o furto. A vítima foi atrás e conseguiu deter o suspeito.

Uma equipe de motos da Guarda Municipal passava pelo local e ajudou a deter o jovem. Ele foi encaminhado ao plantão policial e após pagar fiança no valor de R$ 800,00 foi liberado.












fonte sao carlos agora . com .br