A Guarda Civil Municipal deu início a um ciclo de palestras em escolas públicas municipais e estaduais, que trata sobre o bullying, que é definido como uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. O bullying tem ganhado um grande foco nos últimos tempos devido influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores.
Vários casos recentes que tiveram consequencias trágicas como mortes e suicídios proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema. Com isso, diversos Guardas Civis de Araraquara participaram de um curso realizado na cidade de Ribeirão Preto, com diversos especialistas e educadores que transmitiram seus conhecimentos de forma muito objetiva sobre o tema.
“Temos certeza que a escola não deve ser apenas um local de ensino formal, e sim um local para formar cidadãos, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade” diz o GCM Marco Paschoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário