terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PROJETO PREVÊ GUARDA MUNICIPAL ARMADA EM JOÃO PESSOA





Projeto que autoriza guarda municipal de João Pessoa a portar armas foi aprovado pela câmara e segue para a sanção do prefeito.
A Guarda Municipal de João Pessoa será autorizada a portar arma e efetuar prisões quando for necessário. A nova atribuição faz parte do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da categoria, aprovado no último mês, pela Câmara Municipal. O projeto deverá ser sancionado nos próximos dias pelo Prefeito Luciano Agra.
A decisão é vista com desconfiança e preocupação por especialistas. A maioria acredita que os guardas municipais não estão preparados para portar armas.
O superintendente da Guarda Municipal, Sandro Targino, explicou que o porte ficará restrito a grupos de elite, que serão formados após o andamento de capacitações e desenvolvimento das funções.
“A nova Guarda Municipal será formada por profissionais motivados e conscientes de sua importância no conjunto dos serviços ofertados. Serão agentes que respeitarão e farão respeitar os direitos humanos e promoverão cidadania,” disse Sandro Targino. Ele também acrescentou que as novas atribuições tornarão os guardas mais qualificados e engajados com os princípios de cidadania.
“Todos estarão prontos para respeitar o cidadão e para fazer valer o interesse público,” completou o superintendente pessoense. Sobre a preocupação de especialistas em relação ao porte de arma dos guardas, Sandro Targino afirmou que a instituição se adequará às exigências federais e serão criadas ainda a Corregedoria e a Ouvidoria do órgão para acompanhar a atuação do grupo de guardas capacitados para utilizar armas.
Segundo o órgão, os guardas municipais irão ainda continuar trabalhando na preservação dos bens e serviços públicos e também participarão de ações preventivas dirigidas para preservação do meio ambiente.

Fonte: Jornal da Paraíba.

3 comentários:

  1. Caro colega, primeiro as fotos postadas nesta pagina não são de Guardas Municipais, são de Agentes de Controle Urbano, ambos de João Pessoa, porem com finalidades diferentes das suas atribuições. Sou de total favor do uso da arma de fogo para os GM,obviamente com uma formação e treinamento para tal porte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agradeço Manuel a sua informação, mas como vc pode ver a reportagem é do jorna da Paraíba, eu apenas repassei, foi um erro do jornal e que acabei reproduzindo, peço desculpas e agradeço a sua informação.
      Espero que pelo menos a notícia seja verdadeira.
      Pois se eu não puder confiar no Jornal da Paraíba, aí fica difícil, mas obrigado novamente.

      Excluir