Na madrugada desta quinta-feira (23), uma equipe da Guarda Municipal de Araraquara foi acionada até a Praça Pedro de Toledo para verificar uma ocorrência de Dano ao Patrimônio Público. No local, os guardas se depararam com a estudante de medicina, Leda Neto Marçari, de 21 anos, acusada de quebrar, com os próprios punhos, o vidro de uma janela do Museu Histório Voluntários da Pátria, localizado naquela praça.
Segundo o segurança do prédio, principal testemunha do ato, a estudante estava visivelmente alcoolizada e aparentemente nervosa. Ela teria dado um soco no vidro com a mãe devidamente enrolada por uma blusa de frio.
Diante dos fatos, a garota foi conduzida para a Delegacia, onde prestou depoimento e foi liberada, após pagar fiança estimada em R$ 200.
Essa não é a primeira vez que estudantes de medicina envolvem-se em ocorrência na cidade de Araraquara em decorrência do consumo de álcool. No final do mês de abril, quatro estudantes de medicina, com idades entre 27 e 30 anos, também foram detidos após agredirem um guarda municipal em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Vila Xavier. Segundo informou à Polícia, o guarda flagrou os universitários urinando em frente à unidade de saúde. Ao chamar a atenção do grupo, foi agredido à socos e ponta-pés. Os estudantes prestaram depoimento e foram liberados.